Política

Carlos Abreu Amorim apela a Mariana Leitão para dar apoio ao Governo na transformação de Portugal

O ministro Carlos Abreu Amorim instou a nova líder da Iniciativa Liberal a contribuir para as mudanças que o Governo visa implementar no país, destacando a importância do diálogo.

19/07/2025 22:45
Carlos Abreu Amorim apela a Mariana Leitão para dar apoio ao Governo na transformação de Portugal

Hoje, em Alcobaça, Leiria, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, desafiou a nova líder da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, a cumprir a sua promessa e a colaborar na transformação de Portugal.

Durante a sua intervenção no encerramento da X Convenção do partido, Abreu Amorim afirmou que o Governo espera contar com “os contributos e o empenho da Iniciativa Liberal” para que as palavras da líder recém-eleita se traduzam em ações concretas.

O ministro reconheceu a existência de “evidentes” semelhanças entre a IL e o Governo, apesar das direções distintas que ambos têm tomado. “O Governo tem um programa que pretende executar, enquanto a IL, assim como outros partidos com assento parlamentar, terá a oportunidade de oferecer as suas contribuições”, destacou.

Abreu Amorim lançou um desafio a Mariana Leitão, afirmando: “A Iniciativa Liberal deve estar à altura das suas palavras e contribuir para que o Governo consiga efetuar as transformações necessárias em Portugal”.

Por sua vez, o secretário-geral do Chega, Rui Paulo Sousa, que também participou no evento, criticou Mariana Leitão, acusando-a de ter radicalizado o seu discurso ao reconhecer o Chega como um dos seus principais opositores. “Quero lembrar que a IL nasceu de ideias, mas essas têm-se esvaído com o tempo”, afirmou Sousa.

O secretário-geral do Chega valorizou o antigo líder Cotrim de Figueiredo como “o único candidato válido” da IL, acusando-o de ter afastado-se para a Europa e agora regressado para uma nova corrida presidencial. Sousa alertou que se a IL continuar a tratar o Chega como adversário, corre o risco de perder os seus militantes e dirigentes.

Telmo Correia, vice-presidente do CDS, congratulou Mariana Leitão pela sua eleição e desejou que a nova liderança da IL encontre a estabilidade necessária, apesar de sublinhar as discordâncias em questões como a eutanásia e a liberalização das drogas.

Filipe Honório, do Livre, observou que, embora haja uma nova liderança na IL, as suas políticas mantêm-se inalteradas, sublinhando que, no debate sobre imigração, a IL se posicionou de forma coerente, mas, a seu ver, pouco liberal.

#TransformacaoPortugal #IniciativaLiberal #PoliticaEmFoco