Política

CDU solicita ações para atenuar impactos do encerramento da Biblioteca Municipal do Porto

Na próxima reunião da Câmara do Porto, a CDU vai propor medidas para mitigar os efeitos do fecho da Biblioteca Pública Municipal para obras, previstas para abril de 2024.

19/07/2025 15:05
CDU solicita ações para atenuar impactos do encerramento da Biblioteca Municipal do Porto

A CDU irá apresentar uma proposta na próxima reunião do executivo da Câmara do Porto, pedindo a adoção de medidas para suavizar os impactos causados pelo encerramento da Biblioteca Pública Municipal, agendado para abril de 2024 para obras de reabilitação, que serão supervisionadas pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura.

A vereadora Joana Rodrigues, responsável pela proposta, solicita que a autarquia implemente rapidamente as iniciativas anunciadas no "Plano de Medidas de Reforço e Modernização dos Serviços das Bibliotecas Municipais e Mitigação dos Efeitos do Encerramento Temporário da Biblioteca Pública Municipal do Porto", divulgado em 2023. Rodrigues pediu também a criação de um calendário que indique a execução das 15 medidas previstas.

Entre as medidas propostas estão o aumento do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a disponibilização do fundo de periódicos do Porto em outras localizações, e o funcionamento regular do "Bibliocarro" que irá atender 20 bairros da cidade todos os meses.

A vereadora destaca que, apesar de algumas ações já terem sido apresentadas para mitigar os incômodos causados pelo encerramento prolongado da Biblioteca Pública, ainda não se garantiu o acesso contínuo ao vasto acervo bibliográfico da BPMP, fundamental para investigadores, professores e estudantes da região.

Rodrigues sublinha que as queixas dos investigadores têm aumentado, com muitos a necessitarem de consultar documentos que só estão disponíveis na BPMP. A vereadora denuncia que as medidas emergenciais ainda não estão completamente implementadas ou têm sido insuficientes.

Recentemente, um grupo de investigadores expressou, em declarações à TSF, a sua preocupação, afirmando que o encerramento da biblioteca tem gerado "enormes prejuízos e entraves" para a comunidade académica do Norte, levando a que, atualmente, apenas consigam aceder a cerca de um quinto dos arquivos disponíveis.

A Câmara do Porto lançou recentemente um novo concurso público, aumentado o custo para 34,5 milhões de euros e prolongando a conclusão das obras para 2028. O projeto envolverá a remodelação completa do edifício que abriga a Biblioteca Pública Municipal do Porto desde 1842, visando a requalificação de um espaço histórico do século XVIII e resolvendo a falta de áreas para o arquivo de livros e outros documentos.

Com cerca de um milhão de documentos — o que equivale a 20 quilómetros de livros e periódicos — parte desse acervo, aproximadamente 70 mil documentos, será alojada temporariamente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett durante o período das obras, enquanto outros ficarão em regime de custódia.

#BibliotecaPorto #InvestimentoCultural #AcessoÀCultura