Desporto

FC Porto concretiza transferência de Gonçalo Borges para o Feyenoord

O jovem talento português, internacional sub-21, embarca numa nova jornada nos Países Baixos, após rejeitar proposta do Brasil, garantindo ao FC Porto um valor significativo que pode ultrapassar os 11 milhões de euros.

há 3 horas
FC Porto concretiza transferência de Gonçalo Borges para o Feyenoord

O Feyenoord anunciou um acordo formal com o FC Porto para a contratação definitiva de Gonçalo Borges, segundo revelou o reputado jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em transferências.

Os dragões alegadamente asseguraram um montante fixo de cerca de nove milhões de euros, podendo este valor ascender até aos 11 milhões de euros dependendo do cumprimento de metas estabelecidas. O jovem internacional sub-21 português, famoso pelo seu talento, decide aventurar-se nos Países Baixos, depois de ter recusado propostas do Brasil.

Este será o primeiro desafio internacional do jogador de Lisboa, que ingressou nas camadas jovens do FC Porto em 2015, após se destacar, inicialmente, no rival Benfica.

Desde a sua adesão, Gonçalo Borges passou por várias etapas no clube e fez a sua estreia na equipa principal a 15 de dezembro de 2021, quando entrou em campo sob a orientação de Sérgio Conceição, ajudando a conquistar uma vitória de 1-0 contra o Rio Ave.

Com esta transferência, o FC Porto encontra uma nova fonte de receitas num momento em que também negocia a venda de Francisco Conceição à Juventus por 32 milhões de euros, um negócio que poderá trazer um retorno financeiro significativo, dada a quantia de dez milhões já recebida por um empréstimo anterior.

Esta saída vai permitir à gestão encabeçada por André Villas-Boas continuar a investir em reforços no mercado de transferências, visando dotar o novo treinador, Francesco Farioli, de um plantel capaz de superar as performances da época 2024/25, no qual foram liderados por Vítor Bruno e Martín Anselmi.

Até ao momento, os dragões já garantiram os jogadores Gabri Veiga (por 15 milhões de euros do Al-Ahli Jeddah), Borja Sainz (13,3 milhões de euros vindo do Norwich City), Dominik Prpic (4,5 milhões de euros do Hajduk Split) e João Costa (ex-Estrela da Amadora).

A equipa que terminou em terceiro na última edição da I Liga também assegurou a permanência de Nehuén Pérez, central que foi um dos destaques na época anterior a título de empréstimo, com um investimento que se aproximou dos 13 milhões de euros junto da Udinese. Com a saída de Borges, o foco passa a ser o reforço do meio-campo e do ataque, que perderá uma opção valiosa.

Esta movimentação junta-se a outras já anunciadas, como as saídas de Fran Navarro (para o Sporting de Braga, por 2,7 milhões de euros), Samuel Portugal (emprestado ao Al-Okhdood), Gabriel Veron (emprestado ao Juventude) e Iván Marcano, que, após o término do contrato, parece decidido a encerrar a sua carreira aos 38 anos.

#TransferênciaFCPorto #GonçaloBorges #Feyenoord