Mundo

Reabertura de Indústrias e Comércio em Cabo Delgado Acelera Após Anos de Conflito

Cabo Delgado assiste à reabertura de mais de 200 indústrias e 400 estabelecimentos comerciais, revitalizando a economia após anos de ataques rebeldes, segundo o governador da província.

19/07/2025 12:05
Reabertura de Indústrias e Comércio em Cabo Delgado Acelera Após Anos de Conflito

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, anunciou que foram reabertas 206 unidades industriais das 295 que haviam sido destruídas por ações extremistas desde 2017. Esta recuperação faz parte de um esforço mais amplo para restaurar a economia da região, marcada por anos de conflitos.

Além das indústrias, foram também reabertos 439 estabelecimentos comerciais, dos 643 que se encontravam afetados pela insurgência armada. Em resposta a desastres naturais, 79 fábricas foram recuperadas após o impacto do ciclone tropical Chido, que atingiu a província em dezembro do ano passado.

Cabo Delgado, uma província rica em recursos gasíferos, tem sido o cenário de uma rebelião armada que, desde 2017, causou a morte a milhares de pessoas e originou uma grave crise humanitária, com mais de um milhão de deslocados.

Recentemente, houve novos avanços de extremistas na região norte de Moçambique, incluindo a província de Niassa, onde, desde o início da eclosão do conflito em 29 de abril, pelo menos dois guardas florestais foram assassinados de forma brutal.

#CaboDelgado #RecuperaçãoEconómica #ResiliênciaMoçambicana