Tragédia na Baía Ha Long: Menino de 10 anos sobrevive a naufrágio
Um menino de dez anos é um dos sobreviventes de um trágico acidente de barco no Vietname, onde quase 40 pessoas perderam a vida e as operações de resgate ainda estão em curso.

Um incidente devastador ocorreu este sábado na Baía de Ha Long, no Vietname, quando um barco com 53 pessoas a bordo virou, deixando vários mortos e feridos. Um menino de apenas 10 anos destacou-se como um dos poucos sobreviventes, tendo conseguido escapar após a embarcação naufragar.
Em declarações ao VietnamNet, a criança relatou a sua aterrorizante experiência: “Respirei fundo, nadei por uma fenda e consegui vir à superfície. Pedi ajuda, mas fui resgatado por um barco com soldados.” Além dele, um adolescente de 14 anos também conseguiu sobreviver, segundo o vice-presidente da Associação de Barcos Turísticos de Ha Long, Bui Cong Hoan.
A equipa de resgate encontrou o jovem graças a uma abertura na cabine, que permitiu a entrada de oxigénio, embora o barco estivesse submerso. As operações no local continuam, com informações a indicar que cerca de 38 corpos foram recuperados até o início da madrugada, de acordo com a Guarda de Fronteira de Hon Gai.
As autoridades ativaram rapidamente várias embarcações, incluindo recursos da guarda costeira e polícia, mobilizando cerca de 300 pessoas para a operação de salvamento. Uma equipa de mergulhadores foi encarregada de procurar vítimas no interior do navio.
O naufrágio aconteceu em condições meteorológicas adversas, com a passagem da tempestade Wipha pela região, que trouxe ventos intensos e chuvas. Este tufão é o terceiro a afetar o Mar da China Meridional este ano e está previsto para atingir a costa norte do Vietname nos próximos dias.
A tempestade causou ainda perturbações nos voos, com o Aeroporto Noi Bai a informar que vários voos foram desviados ou suspensos devido ao mau tempo.
A Baía de Ha Long, famosa por sua beleza natural, atrai anualmente milhares de turistas, muitos dos quais optam por passeios de barco para explorar a área. O acidente trágico sublinha os riscos associados a estas atividades durante condições meteorológicas adversas.