Mundo

Troca de corpos entre Ucrânia e Rússia: 1.000 soldados ucranianos recuperados

Ucrânia consegue repatriar 1.000 corpos de soldados, enquanto Rússia recebe apenas 19. Acordos de paz de Istambul continuam a ser implementados, com desavenças nas negociações.

17/07/2025 11:00
Troca de corpos entre Ucrânia e Rússia: 1.000 soldados ucranianos recuperados

A Ucrânia e a Rússia realizaram uma nova troca de corpos de soldados falecidos no conflito, segundo informações da Reuters, citando fontes do Kremlin.

No Telegram, o porta-voz da delegação russa para as negociações de paz, Vladimir Medinsky, sublinhou que este processo tem "continuidade aos acordos de Istambul."

Medinsky revelou que, nesta recente troca, a Ucrânia recuperou 1.000 corpos de soldados das suas Forças Armadas, enquanto a Rússia recebeu 19 corpos de seus militares.

“Que descansem em paz no seu solo natal,” acrescentou o porta-voz em sua publicação.

Este intercâmbio de corpos está contemplado num acordo estabelecido em junho durante as negociações em Istambul, que prevê a devolução de prisioneiros de guerra e a repatriação de soldados mortos ao longo do conflito.

Na ronda anterior de trocas, a Ucrânia havia conseguido recuperar mais de 1.200 corpos e a Rússia 27.

O reencaminhamento de corpos e a troca de prisioneiros têm sido algumas das poucas áreas onde ambas as partes colaboram desde o início da guerra, embora estejam repletas de acusações mútuas acerca de perturbações na operação.

Medinsky chegou a acusar a parte ucraniana de atrasar a aceitação dos corpos de soldados falecidos e de postergar “a troca de prisioneiros de guerra para uma data que não foi definida.”

Por outro lado, Kyiv refutou estas alegações, acusando Moscovo de "jogo desleal" e "manipulação", revelando que "não foi estabelecida qualquer data" para as trocas de prisioneiros.

#TrocaDeCorpos #PazNaUcrânia #ConflitoUcraniano