Mundo

Israel efetua detenções de supostos agentes iranianos na Síria

O exército israelita capturou alegados membros de uma célula iraniana no sul da Síria, destacando a sua preocupação com a segurança na região.

há 6 horas
Israel efetua detenções de supostos agentes iranianos na Síria

O Exército de Israel anunciou a prisão de supostos membros de uma célula ligada ao Irão durante uma operação realizada no sul da Síria, conforme indicado num comunicado oficial.

Os militares israelitas referiram que a operação ocorreu durante a noite na área de Tel Qudna, visando uma célula associada à Força Quds, uma unidade especial da Guarda Revolucionária iraniana. O exército sublinhou que os detidos representavam "uma ameaça na região".

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma patrulha israelita teve como alvo várias residências, resultando na detenção de dois irmãos numa aldeia na zona rural de Quneitra, situada nos Montes de Golã.

No início de julho, as autoridades sírias relataram a captura de três indivíduos na aldeia de al-Bassali, na mesma região. O Exército israelita, por sua vez, afirmou ter prendido "vários terroristas" e confiscado "diversas armas e granadas".

Após a queda do Presidente sírio Bashar al-Assad em dezembro, Antigo aliado do Irão, as forças israelitas têm sido claras na sua postura contra qualquer presença que apresente riscos à sua segurança no sul sírio.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Gideon Sa'ar, expressou em junho que o país estava "interessado" em normalizar relações com a Síria, mas reafirmou que Israel não tem intenção de devolver a parte dos Montes de Golã, que conquistou em 1967 e anexou em 1981.

As forças israelitas, posicionadas na zona desmilitarizada sob controlo da ONU, conduzem frequentemente ações militares na Síria.

#Israel #Siria #SegurançaRegional