País

Responsável de associação de solidariedade em Maia preso por alegada corrupção

Um dirigente de uma associação de solidariedade na Maia enfrenta acusações de desvio de fundos, num esquema que poderá ter causado prejuízos de várias centenas de milhar de euros.

02/07/2025 09:30
Responsável de associação de solidariedade em Maia preso por alegada corrupção

Na Maia, um dirigente de uma associação de solidariedade social que possui o estatuto de utilidade pública foi detido, suspeito de praticar diversos crimes relacionados com a economia e as finanças.

O homem, de 74 anos, é alvo de investigação por apropriação ilegítima de dezenas de milhares de euros. Segundo informações fornecidas pela Polícia Judiciária (PJ), a sua ação criminosa poderá ter ocorrido desde 2017 até agora.

A investigação revela que o suspeito desviava fundos da associação através de sobrefaturação de serviços fornecidos por terceiros, além de utilizar recursos da instituição para adquirir bens para uso pessoal. Este tipo de operações financeiras envolvia, ainda, a movimentação de dinheiro entre contas bancárias da associação e de empresas que eram controladas pelo dirigente.

Durante o desenrolar da investigação, foram executadas nove buscas domiciliárias e sete não domiciliárias, contando com a participação de inspetores e peritos das áreas financeira e informática. Estas intervenções resultaram na apreensão de provas relevantes, tanto em formato físico como digital e contabilístico.

O suspeito será levado a tribunal para a realização do primeiro interrogatório judicial, onde serão decididas as medidas de coação a serem aplicadas.

O caso está a ser tratado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Maia.

#CorrupçãoAtiva #JustiçaSocial #SolidariedadeEmRisco