O Renault Amalfi: O revolucionário coupé desportivo da Ferrari
Esta terça-feira, a Ferrari apresentou o novo Amalfi, um coupé desportivo inovador com motor V8 biturbo, que chega ao mercado em 2026, sucedendo ao famoso Roma.

A Ferrari revelou esta terça-feira o seu mais recente modelo, o Ferrari Amalfi, um coupé desportivo que promete impressionar com a sua combinação de tecnologia e desempenho. Previsto para chegar ao mercado em 2026, o Amalfi sucede ao Ferrari Roma, que teve a sua produção interrompida no ano passado.
Num primeiro olhar, o novo Amalfi destaca-se pelo seu motor V8 biturbo de 3.855 centímetros cúbicos da série F154, agora otimizado. Este poderoso propulsor consegue produzir até 640 cv a 7.500 rotações por minuto e um impressionante binário de 760 Nm entre as 3.000 e as 5.750 rpm. Além disso, incorpora uma nova unidade de controlo do motor, que foi aperfeiçoada para uma melhor resposta do acelerador e redução de peso, e é alimentado com óleo de baixa viscosidade. A transmissão, de dupla embraiagem, possui oito velocidades e um novo silenciador que promete um som inconfundível.
No que diz respeito ao design, a marca de Maranello apresenta o Amalfi como uma evolução do clássico estilo berlinetta coupé 2+, destacando-se pela elegância e dinamismo. O carro apresenta linhas sofisticadas e um perfil aerodinâmico que foi meticulosamente desenvolvido através de simulações em CFD e testes em túnel de vento. O visual é marcado por uma pintura verde esmeralda chamada Verde Costiera, evocando as águas da Costa de Amalfi.
O design aerodinâmico é complementado por uma asa móvel ativa, que oferece três configurações (Low Drag, Medium Downforce e High Downforce), permitindo ao condutor otimizar a performance em diferentes cenários. As jantes de 20 polegadas são projetadas para manter a fluidez estética do veículo e são equipadas com pneus desenvolvidos em parceria com a Bridgestone e Pirelli.
O Ferrari Amalfi também é equipado com as mais recentes tecnologias de assistência ao condutor, incluindo um sofisticado sistema de brake-by-wire, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, e detecção de ângulo morto. O interior é um espetáculo à parte, apresentando um dual cockpit que combina ergonomia com um design moderno, além de um sistema de infotainment com três ecrãs, incluindo um painel digital de 15,6 polegadas.
Ainda não se conhece a data exata de lançamento, mas os preços estimados rondam os 254 mil euros, tornando o Amalfi um dos modelos mais acessíveis da gama Ferrari.