Tesla destaca-se em junho, mas enfrenta quedas no ano em Portugal
Em junho, a Tesla liderou as vendas de veículos elétricos em Portugal com um crescimento de 7,3%. Contudo, no acumulado do ano, as vendas continuam a ser negativas.

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou os dados do mercado automóvel referentes ao mês de junho, onde a Tesla brilhou entre os fabricantes de automóveis elétricos. No sexto mês de 2024, a marca fundada por Elon Musk registou a venda de 1.315 veículos elétricos ligeiros, refletindo um aumento de 7,3% em comparação com o mesmo período no ano anterior.
No entanto, esta melhoria não foi suficiente para equilibrar as vendas do primeiro semestre, onde a Tesla apresentou uma diminuição de 25,3%, com um total de 4.088 novas matrículas desde janeiro.
Na segunda posição no mercado de veículos elétricos está a BMW, que registou um impressionante crescimento de 46,6% em junho e de 21% no total do semestre. Por seu lado, a BYD ocupa o terceiro lugar, com 342 unidades vendidas em junho, um aumento de 50%, e 2.135 desde o início do ano, representando uma subida de 126,4%.
O top cinco é completado pela Volvo, que sofreu quebras, e pela Mercedes-Benz, que continua a sua trajetória de crescimento. Algumas marcas tiveram vendas limitadas a apenas um modelo elétrico em maio, enquanto a Mazda lançou as suas duas primeiras unidades do ano em junho. É relevante notar que existem fabricantes que já introduziram veículos elétricos em 2025, mas não registaram vendas em junho.
Embora a Tesla tenha conseguido crescer em Portugal, a situação é diferente no mercado europeu, onde as vendas têm decrescido. A marca observa uma queda acentuada de 40,5% nas vendas na União Europeia comparativamente ao ano anterior. No conjunto da UE/EFTA/Reino Unido, a descida em junho foi de 27,6%.