Auto

Uber lança serviço exclusivo para mulheres em Lisboa

O serviço 'Women Drivers' da Uber chega a Lisboa na próxima semana, permitindo viagens apenas com motoristas femininas e transporte exclusivo de mulheres.

02/07/2025 11:15
Uber lança serviço exclusivo para mulheres em Lisboa

A Uber anunciou a chegada de um novo serviço a Lisboa, denominado 'Women Drivers', a ser disponibilizado na próxima semana. Este serviço oferecerá aos utilizadores a possibilidade de solicitar viagens apenas com motoristas do sexo feminino, assim como a opção de transportar apenas mulheres.

Em comunicado, a plataforma de transporte rodoviário em veículos descaracterizados (TVDE) esclareceu que durante a fase-piloto em Lisboa, a disponibilidade do serviço “poderá variar consoante o número de motoristas disponíveis, mas a opção estará acessível todos os dias sem custos adicionais”, com planos de expandir a iniciativa para outras cidades do país.

Com esta nova funcionalidade, que estará disponível tanto para passageiras como para motoristas, a Uber visa aprimorar a experiência de mobilidade, tornando-a mais personalizada e adaptada às preferências das utilizadoras. “Queremos que a Uber seja a plataforma mais conveniente e personalizada para todas as mulheres. Esta iniciativa resulta de um pedido claro de muitas motoristas e utilizadoras, além de incentivar mais mulheres a considerarem a condução com a Uber, promovendo a sua autonomia e liberdade de escolha", afirmou Francisco Vilaça, o gerente geral da Uber em Portugal.

Atualmente, apenas 9% dos motoristas de TVDE em Portugal são mulheres. A nova valência “apresenta-se como uma resposta a um desafio estrutural da mobilidade”, segundo a plataforma. “Ao facilitar a seleção de motoristas, acreditamos que esta funcionalidade poderá atrair mais mulheres para o setor, tornando a condução uma opção profissional mais apelativa e adequada a diferentes necessidades e preferências”, acrescentou o comunicado.

A introdução do serviço em Portugal segue a implementação bem-sucedida deste modelo em países europeus como França, Alemanha e Polónia, e também em mercados como África do Sul, Argentina e Austrália.

A Uber já oferece outras opções, como o "Uber Sénior" e o "Uber for Teens", que promovem a autonomia de idosos e adolescentes, permitindo deslocações seguras e confiáveis, com o apoio das suas famílias.

Em novembro de 2024, estava prevista a criação da Pinker, uma plataforma TVDE focada na segurança das mulheres, que também seria exclusivamente operada por motoristas femininas. No entanto, esta iniciativa foi cancelada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) por não conformidade legal no acesso aos serviços de TVDE, uma vez que a lei proíbe discriminações com base em género.

#UberWomenDrivers #MobilidadeSegura #EmpoderamentoFeminino