Aceleração nas Exportações Chinesas em Junho Face à Trégua Comercial com os EUA
As exportações da China subiram 5,8% em junho, impulsionadas pela pausa na guerra comercial com os EUA, superando previsões e refletindo uma recuperação nas importações.

Em junho, as exportações da China registaram um crescimento notável de 5,8% em comparação com o ano anterior, totalizando 325,2 mil milhões de dólares (aproximadamente 278 mil milhões de euros). Esta informação foi divulgada pela Administração Geral das Alfândegas da China.
Este aumento é superior ao crescimento de 4,8% que se verificou em maio, além de superar as expectativas de analistas que previam um crescimento de apenas 3,6%, conforme indicado por uma sondagem realizada pela plataforma de dados financeiros Wind.
As importações também demonstraram um desempenho positivo, aumentando 1,1% em junho em relação ao mês anterior, depois de uma queda de 3,4% em maio. A sondagem da Wind previa uma nova redução de 0,58% nas importações.
Como resultado, a balança comercial da China registou um excedente de 114,8 mil milhões de dólares (mais de 98 mil milhões de euros) no mês de junho.
Apesar das tensões comerciais com os Estados Unidos, o comércio exterior da China manteve-se robusto no primeiro semestre de 2024. As exportações aumentaram 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 1,8 biliões de dólares (cerca de 1,5 biliões de euros), enquanto as importações caíram 3,9%, atingindo mais de 1,2 biliões de dólares (acima de um bilião de euros).