Economia

Acionistas da Tesla processam a empresa por supostas fraudes relacionadas com robotáxis

Um grupo de investidores acusa a Tesla e Elon Musk de enganos sobre a segurança e desenvolvimento da tecnologia de direção autónoma dos robotáxis, resultando em prejuízos financeiros.

05/08/2025 20:05
Acionistas da Tesla processam a empresa por supostas fraudes relacionadas com robotáxis

Um grupo de acionistas moveu uma ação judicial contra a Tesla e o seu CEO, Elon Musk, alegando que a empresa cometeu fraudes ao divulgar informações inadequadas sobre a sua tecnologia de direção autónoma utilizada nos robotáxis.

O escritório de advogados Pomerantz anunciou na segunda-feira que apresentou uma ação coletiva no Texas, onde a Tesla está sediada, a fim de buscar compensação pelos danos infligidos aos acionistas.

A denúncia refere que "os réus emitiram declarações materialmente falsas e enganosas sobre as operações, negócios e perspetivas futuras da empresa", especialmente no que respeita à segurança e ao progresso da tecnologia de direção autónoma dos robotáxis.

O processo judicial sustenta que os robotáxis apresentam "deficiências significativas de segurança que podem comprometer a integridade dos passageiros e do público em geral". Com a divulgação de incidentes relacionados com os veículos após o início do serviço em Austin, "o valor das ações da Tesla sofreu uma queda acentuada, prejudicando os investidores".

Após várias demoras, a Tesla lançou um serviço restrito de testes de robotáxis em Austin no final de junho. No entanto, diversos incidentes, como ultrapassagens de velocidade e condução em contramão, foram rapidamente relatados, levando a empresa a retirar o serviço do mercado.

#TeslaEmPerigo #FraudeCarroAutonomo #AçãoJudicialTesla