País

Acusado de homicídio da grávida da Murtosa é absolvido

Em decisão do Tribunal de Aveiro, Fernando Valente foi absolvido das acusações relacionadas com a morte de Mónica Silva. A família da vítima expressou revolta e planeia recorrer da decisão judicial.

08/07/2025 12:05
Acusado de homicídio da grávida da Murtosa é absolvido

Fernando Valente, o homem acusado de ter assassinado Mónica Silva, conhecida como a grávida da Murtosa, foi completamente absolvido esta terça-feira pelo Tribunal de Aveiro. A decisão pôs fim ao julgamento, que se iniciou em maio.

Após a leitura do acórdão, familiares de Mónica Silva saíram do tribunal visivelmente descontentes, ouvindo-se gritos de "uma vergonha" entre o grupo. O advogado da família, António Falé de Carvalho, sinalizou que irão recorrer da decisão para o Tribunal da Relação.

"Isto é apenas um primeiro passo. É um processo difícil. Depois de aqui, há a Relação, o Supremo e por fim o Constitucional", explicou o advogado, referindo que a juíza considerou que Mónica Silva "está desaparecida" e não há certezas sobre a sua morte.

Foi apenas considerado provado que o arguido teve pelo menos uma relação sexual com a vítima e que adquiriu um cartão pré-pago para evitar a sua localização, utilizando-o para marcar um encontro com Mónica no dia 3 de outubro de 2023.

Na mesma data, o telemóvel de Mónica ativou a antena que abrange o apartamento do arguido na Torreira, onde se alega que o crime terá ocorrido. Também foi provado que, nos dias seguintes, Valente e o seu pai realizavam uma limpeza profunda do apartamento.

Fernando Valente, que teve um relacionamento com Mónica culminando numa gravidez, enfrentava várias acusações, incluindo homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e aquisição de moeda falsificada.

O julgamento decorreu à porta fechada, a pedido da juíza, com o intuito de proteger a dignidade da vítima, especialmente face aos seus filhos. Durante o processo, Valente negou as acusações e reafirmou a sua inocência na última sessão.

#JustiçaParaMónica #VerdadesOcultas #LutaContraViolência