Política

António José Seguro defende que investimento em Defesa deve trazer benefícios para várias áreas

O candidato à Presidência da República, António José Seguro, sublinha a importância de o investimento em Defesa estimular inovação e tecnologia que beneficie a economia e outros sectores.

há 4 horas
António José Seguro defende que investimento em Defesa deve trazer benefícios para várias áreas

O candidato à Presidência da República, António José Seguro, expressou hoje a sua convicção de que o investimento na Defesa deve ser orientado para a inovação e a tecnologia, com ênfase em áreas como a economia, a proteção civil e a vigilância da zona económica exclusiva.

"Os recursos alocados à Defesa precisam de gerar um retorno significativo e contribuir para o avanço de um sistema científico nacional que beneficie não só a Defesa, mas também outras vertentes do país, ajudando à criação de riqueza em Portugal", afirmou António José Seguro.

Em relação ao compromisso dos países da NATO em aumentar a despesa com Defesa para 5% do Produto Interno Bruto (PIB), o candidato recomendou uma abordagem cautelosa, destacando que "5% é uma quantia considerável".

Seguro salientou que "já se investe uma quantia substancial em defesa a nível dos países da NATO, especialmente na Europa, e o que é necessário é maximizar a eficiência dos gastos".

Para Portugal, enfatizou que "antes de se aumentar o orçamento, é fundamental fazê-lo de forma mais eficaz", assegurando que "cada euro destinado à Defesa deve proporcionar retorno e ter a capacidade de impulsionar um sistema científico que beneficie diversas áreas e fomente a riqueza".

Durante a sua visita à Tekever, uma empresa localizada nas Caldas da Rainha que se destaca na construção de drones e dispositivos de vigilância, Seguro elogiou a sua excelência, afirmando que este é um modelo a seguir e replicar em todo o país.

A Tekever, que fornece drones para a Ucrânia, é um exemplo que demonstra a viabilidade de "investir em inovação e tecnologia que não apenas sirva à Defesa, mas também a sectores como a economia, a vigilância da zona económica exclusiva e a Proteção Civil", acrescentou.

Questionado sobre o eventual apoio do PS a um candidato presidencial após as autárquicas, Seguro evitou comentar, reafirmando que como candidato à Presidência, a sua prioridade é trazer à luz os exemplos positivos do país e os desafios a enfrentar em áreas como a saúde e a habitação.

A visita à Tekever faz parte do Roteiro "País justo e de excelência", que Seguro está a desenvolver, e que continuará com uma reunião sobre a extensão da Plataforma Continental e uma visita a uma indústria farmacêutica na próxima semana.

#InovaçãoDefensiva #TecnologiaParaTodos #RiquezaNacional