BlackRock identifica sectores promissores para investimento em Portugal
A BlackRock destaca oportunidades de investimento em Portugal e Espanha, especialmente nos sectores financeiro, industrial e de infraestruturas, evidenciando a estabilidade económica do país.

A BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos do mundo, vê um cenário favorável para investidores em Portugal e Espanha. Durante a apresentação do relatório MidYear Global Outlook 2025, o responsável pela BlackRock em Portugal, André Themudo, mencionou que os sectores financeiros, industriais e de infraestruturas se destacam como áreas promissoras de investimento.
De acordo com Themudo, Portugal é um "contribuidor significativo" dentro da zona euro e, para este ano, as previsões de crescimento situam-se "muito acima" das médias europeias, um reflexo de uma procura interna robusta e de um ambiente favorável à atracção de investimentos.
A inflação em Portugal, que se espera que seja de 2,2%, é considerada relativamente estável e tem um impacto positivo no crescimento real dos salários e na dinâmica do consumo. A taxa de desemprego, por sua vez, regista 6,3% e mostra tendência de descida, sublinhando um mercado de trabalho em recuperação.
Além disso, a economia nacional beneficia de uma "baixa exposição" a tarifas comerciais impulsionadas pela política de Donald Trump, proporcionando um contexto macroeconómico favorável que atrai ainda mais investimento.
Segundo André Themudo, "Portugal apresenta, neste momento, uma combinação excelente de estabilidade e potencial de crescimento", com a BlackRock já a investir entre 5 e 6 mil milhões de euros no país, incluindo projectos em parques de energias renováveis. Em contraste, na vizinha Espanha, a gestora mantém investimentos na ordem dos 80 mil milhões de euros.