Comunidades Portuguesas Debatem Melhorias na Participação Cívica e Ensino da Língua
O Conselho das Comunidades Portuguesas irá discutir a participação cívica, o associativismo e o ensino do português no exterior em reunião prevista para a próxima semana.

O Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, liderado por Flávio Martins, prepara-se para uma reunião que abordará três temas centrais: a participação cívica, o associativismo e o ensino da língua portuguesa. Martins enfatizou a necessidade de rever a participação cívica das comunidades, sublinhando que o processo eleitoral deve ser diversificado para garantir a sua segurança. A melhoria do voto por correio e a implementação do voto eletrónico são algumas das propostas em discussão, embora Martins questione a viabilidade deste último para as eleições presidenciais de 2026.
A reunião também abordará a necessidade de aprimorar a rede consular, que tem sido alvo de várias críticas. Outro ponto fulcral será o papel do movimento associativo, que Martins destaca como fundamental para unir as comunidades, englobando não só o associativismo social e cultural, mas também o empresarial, através das câmaras de comércio no exterior.
Por último, o ensino da língua portuguesa no estrangeiro será debatido, com Martins a reafirmar a importância de reverter a tendência de queda no número de estudantes. A isenção de propinas para o ensino da língua, já aprovada para o presente orçamento, é uma medida na direção certa, mas o conselheiro argumenta que é vital promover o português tanto como língua materna quanto como língua estrangeira.
Na reunião, que terá lugar na Sala dos Monges da Assembleia da República, será também apresentado o relatório anual das atividades do conselho e discutido um protocolo de cooperação com outros conselhos da diáspora.