Mundo

Crise do VIH: Quatro milhões em risco devido a cortes financeiros dos EUA

A ONU prevê até 2030 seis milhões de novas infeções e quatro milhões de mortes se o Governo dos EUA mantiver cortes nos fundos antirretrovirais.

10/07/2025 12:00
Crise do VIH: Quatro milhões em risco devido a cortes financeiros dos EUA

No último relatório divulgado em Joanesburgo, África do Sul, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Sida (ONUSIDA) emitiu um alerta grave sobre a situação da luta contra o VIH/Sida. As previsões indicam que, se os cortes no financiamento dos Estados Unidos persistirem, poderemos enfrentar até seis milhões de novas infeções por VIH e quatro milhões de mortes ligadas à doença até o ano de 2030.

O organismo da ONU destacou que os cortes financeiros, anunciados pelo governo dos EUA, resultaram numa "interrupção drástica" nos programas de resposta ao VIH em todo o mundo. O relatório menciona que o Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tradicionalmente assegurou cerca de 4,3 mil milhões de dólares em apoio bilaterais para este ano, está em risco.

“Esses serviços essenciais foram cortados de forma abrupta após a alteração das estratégias de assistência externa dos Estados Unidos", pode-se ler no documento intitulado "Sida, crise e o poder de transformar". A continuidade do apoio é crucial para evitar uma catástrofe humanitária relacionados com esta doença.

#CriseDoVIH #SaúdeGlobal #ONU