Auto

EUA especificam regras sobre tarifas para automóveis da UE e México

A nova política tarifária dos EUA, com uma taxa de 30% sobre produtos da UE e México, não afetará as tarifas já existentes sobre automóveis, garantiu a Casa Branca.

há 10 horas
EUA especificam regras sobre tarifas para automóveis da UE e México

A Casa Branca esclareceu no sábado que as tarifas anunciadas de 30% sobre produtos importados da União Europeia (UE) e do México, a serem aplicadas a partir de 01 de agosto, não vão incidir sobre as tarifas já estabelecidas sobre automóveis. Esta informação foi divulgada pelo New York Times e corroborada pela CNN.

De acordo com um alto responsável da administração norte-americana que falou sob anonimato, as taxas adicionais não se aplicarão às atuais tarifas de 25% nem a produtos que fazem parte do Acordo México-EUA-Canadá (T-MEC), em vigor desde julho de 2020.

Assim como no caso do Canadá, que enfrentará uma tarifa de 35%, os produtos do México que cumpram as normas do T-MEC também estarão isentos da nova tarifa, conforme afirmaram funcionários da Casa Branca.

Donald Trump comunicou em correspondência dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e à homóloga mexicana, Claudia Sheinbaum, que as novas taxas são "distintas das tarifas setoriais" já em vigor, incluindo as de 25% sobre a indústria automóvel e 50% sobre o aço e o alumínio.

No entanto, as mesmas fontes alertaram que a decisão final pertence a Trump, o que significa que ele pode alterar a estratégia e decidir acumular tarifas em vez de aplicá-las separadamente.

Atualmente, os EUA impõem uma taxa de 10% sobre todos os produtos originários da UE, bem como tarifas sobre veículos, aço e alumínio. Os produtos mexicanos que não fazem parte do T-MEC estão sujeitos a tarifas de 25%, justificadas pela administração Trump devido ao fluxo migratório e comércio de drogas, em particular o fentanil, afetando cerca de 17% das exportações mexicanas para os EUA, de acordo com o Banco Base do México.

Em 2024, o México foi o principal fornecedor dos EUA, com importações avaliadas em quase 506 mil milhões de dólares, segundo dados do Gabinete do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR). A UE, enquanto bloco, exportou mais de 606 mil milhões de dólares em bens para os EUA também em 2024.

Trump anunciou as tarifas de 30% por meio de cartas divulgadas na sua plataforma Truth Social, especificando que a partir de 01 de agosto de 2025, a tarifa se aplicará a todos os produtos da UE enviados para os EUA, independentemente das tarifas setoriais em vigor.

#TarifasEUA #ComércioGlobal #PolíticaEconómica