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Filipe Albuquerque e os seus clássicos: Amor sobre rodas

O piloto português Filipe Albuquerque revela os clássicos da sua garagem: um Alfa Romeo GTV de 1974 e um Willys de 1948, ambos especiais para ele.

05/07/2025 08:10
Filipe Albuquerque e os seus clássicos: Amor sobre rodas

Filipe Albuquerque, um dos destacados pilotos portugueses na cena internacional, está actualmente a competir no IMSA SportsCar Championship, o prestigiado campeonato de resistência dos Estados Unidos, que apresenta alguns dos modelos também vistos nas corridas do Campeonato do Mundo.

Enquanto nas pistas é visto ao volante de um Cadillac, questionámo-lo sobre os seus veículos particulares durante uma entrevista antes das 24 Horas de Le Mans. O piloto de Coimbra partilhou com entusiasmo os dois clássicos que guarda na sua garagem.

"Neste momento, sou proprietário de dois carros. Um deles é um Alfa Romeo GTV 2000, um modelo de 1974 que pertenceu ao meu pai e que foi o meu primeiro carro, em meu nome. Fiz a sua restauração há alguns anos e agora está em excelente estado. É um carro que transmite grande prazer ao conduzir, pois não possui assistências como controlo de tração ou ABS, oferecendo uma experiência pura e autêntica", disse Albuquerque.

Além do Alfa Romeo, Filipe também tem um Willys de 1948, cuja história e valor sentimental são igualmente significativos para ele. "Uso-o frequentemente em Coimbra, é um carro bastante antigo com cerca de 77 anos. Adoro passear com as minhas filhas, embora devagar, pois é um verdadeiro objeto de coleção."

O piloto refletiu ainda sobre a durabilidade dos automóveis clássicos em comparação com os modernos: "Fala-se muito em veículos elétricos como a solução ecológica, mas é certo que nenhum Tesla durará 75 anos. Isso levanta a questão da pegada ambiental da reutilização de carros clássicos que, a meu ver, é igualmente importante."

Em termos de especificações, o Alfa Romeo GTV 2000 conta com um motor de quatro cilindros em linha, apresentando 150 cv de potência e uma transmissão manual de cinco velocidades. Por outro lado, o Willys de 1948 podia vir equipado com motores tetracilíndricos ou de seis cilindros, dependendo da versão, mostrando a diversidade da marca na altura.

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