França solicita esclarecimentos à Vueling após expulsão de adolescentes judaicos
O Governo francês exigiu explicações à Vueling após 50 jovens judeus serem forçados a sair de um voo. O ocorrido levantou preocupações sobre discriminação religiosa.

O Governo de França manifestou hoje a sua insatisfação junto da companhia aérea espanhola Vueling, na sequência da expulsão de cerca de 50 adolescentes de origem judaica de um voo. Os jovens, que regressavam de férias em Valência para o aeroporto de Paris-Orly, foram retirados do avião sob a alegação de "comportamento inapropriado". Vários pais consideraram o incidente como um "ato de antisemitismo".
Em comunicado, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês revelou que foi solicitado um esclarecimento detalhado, nomeadamente para averiguar se os jovens foram alvo de discriminação por motivos religiosos. O governo também se dirigiu ao embaixador de Espanha em França em busca de respostas.
Na sexta-feira, durante uma conversa com a diretora executiva da Vueling, Carolina Martinoli, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noel Barrot, expressou a sua "profunda consternação" em relação ao incidente. Martinoli garantiu que uma investigação interna rigorosa está em curso e que os resultados serão partilhados com as autoridades dos dois países.
A Vueling, em um longo comunicado publicado na rede social X, defendeu a sua posição, afirmando que os adolescentes tinham demonstrado uma "atitude conflituosa", colocando em risco a segurança do voo. Segundo a companhia, os jovens "manipularam de forma imprópria material de segurança" e interromperam a demonstração das instruções de segurança obrigatórias.
A associação de pilotos da aviação comercial em Espanha (Copac) sublinhou que os passageiros podem ser expulsos de um avião se o seu comportamento comprometer a segurança do voo ou desobedecerem ordens do comandante, que é a autoridade máxima a bordo. A copac reiterou que os pilotos têm a responsabilidade de tomar medidas adequadas com base no seu profissionalismo e nos regulamentos aeronáuticos.
Além disso, a associação expressou preocupação com o aumento de incidentes envolvendo comportamentos perturbadores de passageiros nos últimos anos, mencionando que o consumo excessivo de álcool é um fator frequentemente associado.