Cultura

"Gravações da 'Marquesa de Alorna' a Todo Vapor"

A ministra Margarida Balseiro Lopes visitou o set da nova série da RTP sobre a Marquesa de Alorna, que promete retratar uma mulher pioneira da sua época.

01/07/2025 19:55
"Gravações da 'Marquesa de Alorna' a Todo Vapor"

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, marcou presença esta terça-feira no Palácio Nacional de Queluz, onde assistiu às filmagens da nova série 'Marquesa de Alorna', prevista para estrear na RTP em 2026.

A série, adaptada do livro de Maria João Lopo de Carvalho, propõe-se explorar a vida da Marquesa de Alorna, uma figura emblemática do século XVIII que desafiou normas sociais da época. “Foi uma experiência única observar o fervor da equipa de produção ao dar vida a uma mulher que simboliza a emancipação”, expressou a ministra na sua conta na rede social X.

Composta por seis episódios, a narrativa promete revelar os segredos e desafios da vida de Leonor de Almeida Portugal (1750-1839), que foi escritora, pedagoga e tradutora, tendo a sua obra poética sido publicada postumamente.

Na sinopse, a série destaca: “Do convento de Lisboa à extravagante corte de Viena, iremos desvendar as histórias secretas de uma Marquesa sem medo, que levaram ao despertar de uma mulher: os primeiros amores, as primeiras traições, o nascimento dos filhos, as primeiras perdas.”

A atriz Sara Matos dará vida à protagonista, integrando um elenco que inclui Sandra Faleiro, Cristóvão Campos, Albano Jerónimo, Joana Solnado, Rita Rocha Silva, Soraia Chaves e Miguel Borges. As filmagens tiveram início no final de maio e estão a decorrer em diversos locais, incluindo Lisboa, Almeirim e Salvaterra de Magos.

#MarquesadeAlorna #CulturaPortuguesa #RTP