Auto

Honda suspende projeto de SUV elétrico de grandes dimensões devido à fraca procura

A Honda interrompe o desenvolvimento do seu SUV elétrico de grandes dimensões, em resposta à diminuição da procura nos EUA. A marca redireciona o investimento para alternativas híbridas.

há 6 horas
Honda suspende projeto de SUV elétrico de grandes dimensões devido à fraca procura

A Honda decidiu colocar em pausa o desenvolvimento do seu SUV elétrico de grandes dimensões, projetado para ser lançado em 2027. A escolha da fabricante japonesa advém da fraca procura por este tipo de veículos nos Estados Unidos, cuja tendência se antecipa que continue a descer.

Segundo o Nikkei Asia, a Honda está a reduzir o seu investimento em veículos totalmente elétricos, diminuindo o orçamento de dez biliões de ienes (aproximadamente 58,3 mil milhões de euros) para sete biliões de ienes (cerca de 40,8 mil milhões de euros).

A marca irá concentrar-se em alternativas híbridas, que considera apresentarem um maior potencial de rentabilidade. Esta mudança de estratégia é alinhada com as práticas de outros fabricantes, como é o caso da Toyota. Contudo, a Honda mantém planos de lançar, em 2026, um novo sedan e um SUV de médias dimensões totalmente elétricos.

O novo SUV, visualizado em abril em Tóquio, fez a sua apresentação mundial em janeiro na CES 2025, em Las Vegas, e faz parte da nova linha Honda 0 Series, cuja estreia está agendada para a primeira metade de 2026, começando na América do Norte antes de se expandir para outros mercados, incluindo o europeu.

Até ao momento, a Honda já oferece um crossover SUV médio nos EUA, o Prologue, desenvolvido em parceria com a General Motors e lançado em março do ano passado.

Enquanto isso, diversos fabricantes estão a optar por desviar o foco de opções totalmente elétricas, privilegiando abordagens híbridas que mantêm motores de combustão. Por exemplo, a MINI, embora já tenha modelos 100% elétricos, anunciou recentemente que continuará a oferecer motores convencionais por um tempo.

A União Europeia, por seu lado, planeia proibir a venda de veículos a gasolina e gasóleo na próxima década, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica para novas viaturas até 2035. Contudo, muitos fabricantes continuam a explorar alternativas à combustão, como combustíveis sintéticos e hidrogénio.

#Honda #SUVelétrico #MobilidadeSustentável