Huawei inova com bateria de estado sólido para carros elétricos
A Huawei patenteou uma bateria revolucionária de estado sólido que promete autonomia de até 3.000 km e carregamento em apenas cinco minutos, desafiando as atuais limitações da mobilidade elétrica.

A Huawei está a dar passos audaciosos no domínio da mobilidade elétrica, tendo recentemente patenteado uma bateria de estado sólido que pode oferecer uma autonomia impressionante de até 3.000 km. Esta inovação não se limita à autonomia, pois a bateria apresenta uma densidade energética entre 400 e 500 Wh/kg, permitindo um carregamento ultra-rápido em apenas cinco minutos.
De acordo com informações do Car News China, a proposta da Huawei inclui uma solução com densidades energéticas que são duas a três vezes superiores às das baterias de iões de lítio convencionais, juntamente com uma nova abordagem à estabilidade eletroquímica. Com características como maior segurança e tempos de carregamento significativamente reduzidos, esta patente representa um avanço potencialmente transformador para o setor automóvel elétrico.
Embora a Huawei ainda não fabrique baterias de potência, a empresa mostra um forte compromisso no desenvolvimento de bateria de estado sólido, ciente dos desafios técnicos e financeiros que podem surgir. É importante destacar que alguns fabricantes de automóveis elétricos na China dependem de materiais de fornecedores como a CATL, que planeia lançar a sua primeira bateria de estado sólido em 2027, e a BYD.
Além disso, a Xpeng irá integrar uma tecnologia de head-up display de realidade aumentada da Huawei nos seus veículos, exemplificando uma colaboração entre duas potências tecnológicas chinesas.
Apesar das expectativas, a proposta da Huawei suscita ceticismo entre especialistas, uma vez que há quem considere que alcançar uma autonomia de 3.000 km com um carregamento em cinco minutos ainda é uma possibilidade teórica, sem a tecnologia de carregamento adequada disponível no momento. Entretanto, iniciativas na indústria, como as estações de carregamento de 1.000 kW que a BYD está a desenvolver, visam facilitar um carregamento mais rápido, proporcionando até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.
Outro foco importante da indústria é o aumento da autonomia dos carros elétricos. Um exemplo disso é o protótipo apresentado pela Toyota no Japão, que sugere que é possível percorrer mais de 1.200 quilómetros com uma única carga, completando-a em pouco mais de cinco minutos.