Incêndio em Tarragona faz disparar explosões de artefactos da Guerra Civil
Um incêndio em Paüls, Tarragona, está a causar explosões de munições antigas da Guerra Civil, sem feridos, mas em alerta para a segurança nas operações de combate ao fogo.

Um incêndio florestal a deflagrar em Paüls, Tarragona, na Espanha, está a provocar a detonação de bombas e outros artefactos restantes da Guerra Civil, que permanecem enterrados na terra há mais de oitenta anos.
As autoridades do corpo de bombeiros da Generalitat informaram que, até ao momento, as explosões não causaram ferimentos nem comprometeram as operações de combate às chamas. Esta situação é, aliás, um fenômeno relativamente comum em áreas que foram cenários de combates no passado.
Os moradores das localidades vizinhas têm relatado ter ouvido essas explosões, embora os artefactos estejam degradados há várias décadas e não apresentem a mesma ameaça que tinham inicialmente.
Andreu Caralt, historiador e autor da obra 'Paüls. Guerra i maquis al Port' (Onada Edicions), explica que "na área que agora arde, ocorreram combates intensos em abril de 1938 durante quase vinte dias, parte da ofensiva de Aragão, marcada por um intenso uso de artilharia, morteiros e granadas."
Caralt acrescenta que, após o término do conflito, "alguns vizinhos costumavam recolher estilhaços que encontravam." A situação atual requer um cuidado redobrado por parte dos bombeiros, que estão a agir com cautela considerando a presença destes perigos antigos.