Mundo

Irão critica campanha militar de Israel na Síria

Abbas Araghchi, responsável pela diplomacia iraniana, denunciou os bombardeamentos israelitas na Síria e pediu o fim da "agressão sem limites" de Israel.

16/07/2025 21:40
Irão critica campanha militar de Israel na Síria

Abbas Araghchi, o responsável pela diplomacia do Irão, expressou sua profunda preocupação em relação aos recentes ataques israelitas na Síria, apelando à comunidade internacional para intervir e acabar com a "agressão sem limites" perpetrada por Israel. "O regime israelita, numa demonstração de fúria, não reconhece limites. É essencial que o mundo, especialmente a região, se una para interromper a sua agressão desenfreada", afirmou Araghchi, reforçando o compromisso do Irão em apoiar a soberania e a integridade territorial da Síria, além de se colocar ao lado do povo sírio.

As forças israelitas realizaram diversos bombardeamentos na Síria, incluindo dois na capital Damasco, um direção ao quartel-general do exército sírio e outro próximo do palácio presidencial. Adicionalmente, o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) reportou pelo menos dois ataques aéreos em Sweida, no sul da Síria, ao longo do dia.

Enquanto isso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, revelou um acordo para a cessação imediata dos bombardeamentos israelitas. "Estabelecemos contacto com todas as partes envolvidas nos confrontos sírios e acordámos medidas que irão pôr fim a esta situação preocupante ainda esta noite", indicou Rubio nas suas redes sociais. O governo sírio, em resposta aos recentes ataques, responsabilizou Israel pela "perigosa escalada e pelas consequências" das hostilidades.

#PazNaSíria #GuerraSemFim #SolidariedadeSíria