Desporto

João Moutinho exprime solidariedade em momento de luto no FC Porto

O jogador João Moutinho lamentou o falecimento de Jorge Costa e prestou homenagem ao futebol português, referindo a dor que a sua perda causa aos adeptos e familiares.

06/08/2025 14:30
João Moutinho exprime solidariedade em momento de luto no FC Porto

Hoje, o internacional português João Moutinho manifestou o seu pesar à família de Jorge Costa e ao FC Porto, em virtude do falecimento do ex-jogador. Durante uma conferência, o atleta do Sporting de Braga salientou que a partida precoce de figuras como Jorge Costa "é o que mais custa".

Moutinho, que contabiliza sete golos em 146 jogos pela seleção, destacou que este início de pré-época está a ser marcado por "tristezas das famílias" ligadas ao futebol, referindo-se também às perdas tragicamente recentes de Diogo Jota e André Silva, que faleceram a 3 de julho em consequência de um acidente rodoviário em Espanha.

“Gostaria de transmitir, em nome do grupo do Sporting de Braga, as mais sentidas condolências à família e à nação portista pela morte de Jorge Costa. Sei que estão a passar por um momento difícil. Devemos continuar a nossa caminhada. A vida é feita de despedidas, mas ver partir alguém tão jovem é sempre doloroso”, afirmou Moutinho, enquanto se preparava para o embate contra o Cluj na Liga Europa.

O treinador do Braga, Carlos Vicens, também se juntou ao lamento, recordando Jorge Costa como um ícone do FC Porto, onde teve uma carreira notável entre 1990 e 2006, antes de se tornar treinador e depois diretor para o futebol do clube.

“Quero unir-me a João na mensagem de conforto e condolências à família de Jorge Costa e à comunidade do futebol, especialmente ao FC Porto. Esta é uma notícia devastadora”, referiu o técnico espanhol.

Jorge Costa faleceu aos 53 anos na terça-feira, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória no Hospital São João, onde foi levado após se sentir mal nas instalações do clube no Olival.

O ex-jogador fez parte da história do FC Porto, tendo participado em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005, e liderou a equipa como capitão, conquistando diversos títulos, incluindo uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA. Também representou a seleção nacional em 50 ocasiões e foi campeão do Mundial de sub-20 em 1991.

#LutoFCporto #JorgeCosta #FutebolEmLuto