Desporto

"João Pinheiro: O Árbitro Português na Supertaça Europeia"

A escolha de João Pinheiro para arbitrar a Supertaça Europeia destaca a credibilidade dos árbitros portugueses, segundo Pedro Proença.

13/08/2025 12:05
"João Pinheiro: O Árbitro Português na Supertaça Europeia"

A nomeação de João Pinheiro para dirigir a Supertaça Europeia, que acontece hoje entre Paris Saint-Germain e Tottenham em Udine, Itália, exemplifica a crescente presença dos árbitros portugueses em competições internacionais, de acordo com Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“A inclusão de João Pinheiro e da sua equipa de arbitragem nesta Supertaça Europeia é, acima de tudo, um reflexo do excelente trabalho realizado pelo Conselho de Arbitragem (CA), sob a liderança de Luciano Gonçalves, e pela atual Direção da FPF”, afirmou Proença em declarações à agência Lusa.

O dirigente destacou ainda que esta nomeação representa a confiança das instâncias internacionais na arbitragem nacional, sublinhando que “a nossa ambição é garantir a representação dos árbitros portugueses nas maiores competições de futebol mundial. O CA continuará a trabalhar arduamente e a Direção da FPF comprometer-se-á a criar todas as condições necessárias para que este objetivo se concretize”.

Proença, um ex-árbitro internacional que apitou finais de grandes torneios, reforçou que a presença de juízes lusos em jogos decisivos é uma prioridade. “Um dos nossos principais objetivos no Plano Nacional de Arbitragem é ter um árbitro português na final de uma competição europeia a cada três anos. Confio que a qualidade dos árbitros portugueses será cada vez mais reconhecida internacionalmente”, disse.

João Pinheiro, que foi quarto árbitro na mais recente final da Liga dos Campeões, agora assumirá a função principal numa Supertaça Europeia, tornando-se o quarto árbitro português a fazê-lo. Nas edições anteriores, António Garrido, José Rosa dos Santos e Vítor Pereira representaram dignamente Portugal.

O jogo de hoje também é significativo, pois é a quinta vez que um árbitro português dirige uma final de competição europeia de clubes, juntando-se a momentos históricos das finais de Liga dos Campeões e Taça UEFA.

Além disso, Proença frisou a importância de aumentar o número de árbitros em Portugal, um objetivo que começa nas associações distritais e regionais. “A presença de árbitros em grandes palcos, especialmente em jogos de títulos internacionais, é crucial para o nosso crescimento e reconhecimento. O trabalho já realizado está a dar resultados, e estamos apenas a começar”, concluiu.

Hoje, tanto Proença como Gonçalves estarão em Udine para assistir ao jogo da Supertaça Europeia, que terá João Pinheiro como responsável pela arbitragem, acompanhado pelos assistentes Bruno Jesus e Fábio Melo, além do VAR Tiago Martins e do AVAR Fábio Melo.

O encontro, agendado para as 20:00, opõe a equipa francesa do Paris Saint-Germain, que conta com os portugueses João Neves, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos, e a equipa inglesa do Tottenham, com João Palhinha.

#ArbitragemPortuguesa #SupertaçaEuropeia #FutebolEmAlta