Mundo

Jorge, a tartaruga que saiu das redes e voltou ao mar

Depois de 40 anos em cativeiro, Jorge, uma tartaruga-comum, regressa ao ambiente natural no Rio de Janeiro, onde tornou-se uma sensação entre pescadores.

26/07/2025 20:40
Jorge, a tartaruga que saiu das redes e voltou ao mar

Jorge, uma tartaruga-comum que há 40 anos estava em cativeiro, voltou ao seu habitat natural, fazendo a sua jornada desde a Argentina até o Rio de Janeiro. O animal, que nasceu nos anos 60 na Bahia, foi capturado em 1984 ao ficar preso numa rede de pesca na cidade de Bahía Blanca.

Após ser resgatado e tratado, Jorge foi transferido para um aquário em Mendoza, onde permaneceu até o ano de 2022. Laura Prosdocime, especialista do Museu Argentino de Ciências Naturais, comentou sobre a readaptação da tartaruga, que necessitou reaprender a se alimentar e nadar em amplos espaços durante três anos antes do seu retorno ao mar.

A reintrodução definitiva ocorreu em abril de 2022 em Mar del Plata. Desde então, Jorge tem seguido o seu caminho natural, venturosamente em direção à Bahia. No entanto, ao longo do trajeto, fez uma parada inesperada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde agora se encontra.

Os pescadores locais, agraciados pela presença da tartaruga, não escondem o seu fascínio. Um pescador conhecido como Tinguá comentou que Jorge rapidamente se tornou um tema de conversa entre a comunidade pesqueira. "Todos querem tirar uma foto do Jorge. Às vezes, até esquecem de pescar só para tentar avistá-lo", afirmou ele, ressaltando a importância da proteção do animal.

Os pescadores de Itaoca, em São Gonçalo, foram orientados a relatar qualquer avistamento de Jorge ao Projeto Aruanã, que tem como missão a conservação das tartarugas marinhas. "Temos um grupo que sabe a importância de proteger nosso amigo", concluiu Tinguá.

#TartarugaJorge #ConservaçãoMarinha #RetornoAoMar