Lamborghini Urus mantém estratégia híbrida e adia eletrificação total
O Lamborghini Urus continua a ser híbrido na próxima geração, adiando a transição para um modelo totalmente elétrico para a próxima década.

A fabricante italiana Lamborghini anunciou que o seu super SUV, Urus, irá permanecer como um modelo híbrido na sua próxima geração, contrariando os planos iniciais de transformá-lo numa solução totalmente elétrica. O diretor-executivo da marca, Stephan Winkelmann, explicou durante uma entrevista que a nova geração do Urus, prevista para chegar até 2029, será novamente um plug-in híbrido, um aspecto considerado crucial tanto para a empresa como para os seus clientes.
Winkelmann comentou: "É um ponto muito importante para nós e para os nossos clientes. Eles estão satisfeitos com a notícia". Assim, a Lamborghini alinha-se com a Porsche, sua congénere no grupo Volkswagen, que também decidiu manter o seu SUV, Cayenne, na categoria híbrida por mais algum tempo.
A transição para um Lamborghini Urus totalmente elétrico não deverá ocorrer antes de 2035, coincidente com a proibição da União Europeia sobre novos veículos não zero emissões. Embora o primeiro modelo elétrico da marca, o Lanzador, esteja previsto para ser apresentado antes desse ano, a eletrificação total do Urus não é uma prioridade imediata.
A geração seguinte do Urus, que será uma reformulação completa, ainda está a ser desenhada, mas o foco permanece na motorização híbrida. Winkelmann esclareceu que a decisão de lançar uma versão elétrica antes de 2035 dependerá do contexto regulatório e das condições de mercado: "Temos tempo para observar a aceitação e a evolução da infraestrutura necessária".
Outras marcas também estão a rever os seus compromissos com a eletrificação. A Honda, por exemplo, optou por reduzir o investimento em carros elétricos e concentrar-se em modelos híbridos, pausando os planos para um SUV elétrico de grandes dimensões devido à fraca procura nos Estados Unidos.
O Lamborghini Urus SE, lançado no ano anterior, combina um motor V8 biturbo de 4,0 litros com 620 cv e um motor elétrico de 192 cv, totalizando uma potência máxima de cerca de 800 cv. Equipado com uma bateria de 25,9 kWh e uma caixa automática de oito velocidades, este modelo consegue deslocar-se mais de 60 km apenas em modo elétrico.