Política

Major-general Morais Pereira considera entrar na corrida presidencial

O major-general Isidro Morais Pereira revelou que está a avaliar uma possível candidatura à Presidência da República, prometendo decisão após autárquicas.

26/06/2025 23:45
Major-general Morais Pereira considera entrar na corrida presidencial

O major-general Isidro Morais Pereira manifestou, na passada quinta-feira, a sua intenção de ponderar uma candidatura ao cargo de Presidente da República. Durante uma entrevista concedida ao Observador, Morais Pereira, conhecido pela sua participação em programas de comentário televisivo, partilhou que foi abordado por várias pessoas sobre esta possibilidade.

O militar esclareceu que a sua escolha definitiva será anunciada após as eleições autárquicas, sublinhando que não se opõe ao apoio do Chega, argumentando que todos os partidos são parte integrante do sistema democrático. "O Chega não deve ser visto de maneira diferente", afirmou.

Apesar de garantir que ainda não estabeleceu qualquer contacto com o Chega, o Observador noticiou a agenda de uma reunião marcada para o início de julho entre Morais Pereira e representantes do partido.

Nesta mesma semana, o tema das eleições presidenciais foi debatido, com o socialista António Vitorino a renunciar à candidatura. Vitorino defendeu a necessidade de uma candidatura unificada da área centro-esquerda, embora deixasse em aberto a possibilidade de surgir outro nome.

Assim, está em perspetiva a entrada de dois candidatos com experiência militar na corrida a Belém. Morais Pereira não hesitou em criticar Gouveia e Melo, afirmando que os cidadãos desejam um Presidente "com personalidade, que se preocupe com os outros antes de pensar em si próprio". Questionou ainda a adequação de Gouveia e Melo para o cargo.

Quem já confirmou a sua candidatura é o ex-secretário-geral António José Seguro, que defende a necessidade de "confiança" e "mudança" em Portugal, além da "estabilidade".

Além do centro-esquerda, também outros nomes avançaram as suas candidaturas à Presidência, incluindo Henrique Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes e Joana Amaral Dias. Mariana Leitão, da Iniciativa Liberal, inicialmente na corrida, decidiu desistir para se dedicar à liderança do partido, após Rui Rocha ter anunciado a sua saída do cargo.

#CorridaAPresidência #MoraisPereira #Candidatos2024