País

Marcelo Rebelo de Sousa em São Tomé para marcar meio século de independência

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitará São Tomé e Príncipe de sexta a domingo para assinalar os 50 anos da independência do país.

há 5 horas
Marcelo Rebelo de Sousa em São Tomé para marcar meio século de independência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se a caminho de São Tomé e Príncipe, onde permanecerá entre sexta e domingo para celebrar os 50 anos de independência da nação, um marco que se comemora a 12 de julho.

De acordo com um comunicado divulgado no portal da Presidência da República, a visita oficial foi realizada a convite do Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, e será acompanhada por diversas figuras de destaque, incluindo o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ana Isabel Xavier, além de uma delegação parlamentar.

A representação parlamentar inclui deputados dos sete partidos que têm representação na Assembleia da República: José Cesário (PSD), Rui Paulo Sousa (Chega), Eduardo Pinheiro (PS), Carlos Guimarães Pinto (IL), Filipa Pinto (Livre), Alfredo Maia (PCP) e Paulo Núncio, líder parlamentar do CDS-PP.

Como descrito na nota oficial, esta visita simboliza a forte amizade entre Portugal e São Tomé e Príncipe, oferecendo uma oportunidade para reafirmar o compromisso de fortalecer a cooperação entre os dois países, baseada em laços históricos, na integração na comunidade lusófona, no respeito mútuo e na solidariedade entre os povos português e santomense.

São Tomé e Príncipe alcançou a sua independência de Portugal a 12 de julho de 1975, após cinco séculos de colonização.

Em 2021, Marcelo expressou o desejo de estar presente nas celebrações dos 50 anos das independências das nações lusófonas que foram colónias portuguesas, desde que fosse convidado. Ele também manifestou a intenção de receber os chefes de Estado dessas nações em Portugal para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um desejo que se concretizou.

Neste ano, o Presidente deslocou-se à Guiné-Bissau com o então Primeiro-Ministro, António Costa, e tem estado em Moçambique e Cabo Verde, a convite dos líderes destes países, para as celebrações do cinquentenário das suas independências.

#SãoTomé #Independência #CooperaçãoLusófona