Maserati sob análise: Stellantis pondera futuro da marca de luxo
A Stellantis está a considerar a venda da Maserati devido a dificuldades financeiras. A situação ainda está em avaliação, mas a marca enfrenta desafios significativos.

A Maserati, emblemática marca de luxo italiana, encontra-se a viver um período delicado, levando a Stellantis a explorar a possibilidade de venda desta distinção no seu portfólio, que conta com 14 marcas.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, a viabilidade das marcas foi uma prioridade na recente nomeação do novo CEO da Stellantis, Antonio Filosa. Em paralelo, a consultora McKinsey foi contratada para avaliar os impactos das tarifas americanas sobre a Alfa Romeo e a Maserati, sugerindo, entre outras opções, um possível desinvestimento nesta última.
Duas fontes próximas à situação referiram que a análise ainda se encontra numa fase inicial, e um representante da Stellantis afirma que "com todo o respeito, a Maserati não está à venda". Apesar disso, há opiniões divergentes na administração da empresa, considerando-se que um número excessivo de marcas precisa ser gerido e priorizado, levando em conta tanto o potencial da Maserati como a sua vulnerabilidade financeira.
Em termos de desempenho, a marca ficou aquém das expectativas no último ano, com apenas 11.300 veículos vendidos e um prejuízo operacional significativo de 260 milhões de euros. O cenário é preocupante, uma vez que não existem lançamentos de novos modelos previstos a curto prazo.
A Maserati, que passou a fazer parte da Stellantis após a fusão da Fiat Chrysler Automobiles com o PSA Group em 2021, foi adquirida pela FIAT em 1993. Atualmente, a gama de modelos da marca inclui o Grecale, o GranTurismo e o MC20, mas as dificuldades financeiras podem forçar a administração a considerar opções drásticas.