Mundo

Mulher gravemente ferida num zoo australiano após ataque de leoa

Um incidente trágico ocorreu num jardim zoológico em Queensland, Austrália, onde uma mulher, familiar dos proprietários, perdeu um braço após ser atacada por uma leoa.

há 4 horas
Mulher gravemente ferida num zoo australiano após ataque de leoa

No último domingo, uma mulher sofreu um grave incidente num jardim zoológico em Queensland, Austrália, onde perdeu um braço devido ao ataque de uma leoa.

O jardim zoológico de Darling Downs, em comunicado nas redes sociais, informou que o ataque teve lugar por volta das 08h30 (hora local), enquanto a mulher observava os tratadores a trabalharem no recinto dos animais carnívoros.

A mulher, que não é funcionária ou visitante, mas sim familiar dos proprietários, tinha por hábito assistir aos cuidados dos animais há mais de 20 anos e conhecia os protocolos de segurança. De acordo com o zoo, "inexplicavelmente, um animal agarrou-a por um braço", causando-lhe ferimentos severos. O recinto estava seguro, e não havia risco para outros visitantes ou funcionários no momento do acidente.

Após o ataque, a vítima foi rapidamente transportada de helicóptero para um hospital, onde passou por uma cirurgia. Em declarações mais recentes, o zoo confirmou que a mulher mantém-se estável e está a receber apoio da sua família.

As investigações sobre o incidente estão a ser conduzidas pela polícia local e pela Segurança e Saúde no Trabalho. O jardim zoológico, que ocupa 48 hectares, esteve fechado, mas pretende reabrir na terça-feira.

Este tipo de incidentes não é inédito na Austrália. Há cinco anos, um caso semelhante ocorreu quando dois leões atacaram um tratador no zoo de Shoalhaven, em Nova Gales do Sul.

Na Turquia, um outro incidente teve lugar recentemente, quando um leão escapou de um zoo e feriu um agricultor na região de Manavgat. O leão foi recapturado, mas o agricultor, que foi alvo do ataque, sofreu ferimentos graves.

#IncidenteZoo #LeoaAtaca #SegurançaAnimal