Neemias Queta confirma presença no Eurobasket 2025 como representante de Portugal
O jogador Neemias Queta, campeão da NBA com os Boston Celtics, anunciou a sua participação no Eurobasket 2025 pela selecção nacional, que arranca a 27 de agosto.

Neemias Queta, poste da selecção nacional de basquetebol e recente campeão da NBA com os Boston Celtics, confirmou hoje a sua participação no Eurobasket 2025 ao serviço de Portugal, que decorre entre os dias 27 de agosto e 14 de setembro.
Em declarações à agência Lusa, Queta revelou que, após a qualificação da selecção no passado mês de fevereiro, contactou imediatamente Brad Stevens, o 'general manager' dos Celtics. “Disse-lhe que queria jogar por Portugal e ele concordou, incentivando-nos a representar o nosso país. Essa experiência será valiosa, tanto para a selecção como para o meu próprio desenvolvimento.”
Atualmente em Portugal para liderar o evento Neemias Queta Training Camp, que decorre no Pavilhão da Quinta dos Lombos em Carcavelos, o jogador prepara-se para se juntar à equipa nacional que se está a preparar para o Eurobasket 2025.
Portugal integra o Grupo A, onde se medirá contra selecções como a Sérvia, coanfitriã Letónia, República Checa, Turquia e Estónia. A estreia da formação lusa está marcada para o dia 27 de agosto, frente à República Checa, seguida de jogos contra a Sérvia (29 de agosto), Turquia (30 de agosto), Letónia (1 de setembro) e Estónia (3 de setembro).
Com apenas dois jogos pela selecção principal, Queta figura entre os 15 pré-convocados pelo selecionador Mário Gomes, que terá de reduzir a lista a 12 jogadores. “O nosso foco é ser competitivos e ganhar, apesar de não sermos favoritos. Temos uma equipa unida, com muitos anos de entrosamento e uma grande vontade de vencer”, afirmou o atleta, que celebrou o seu 26.º aniversário no domingo.
Para alcançar os oitavos de final, que se realizarão em Riga na fase a liminar do torneio, Portugal deverá classificar-se entre os quatro primeiros do grupo.
Após o Eurobasket, Queta regressará aos Estados Unidos para a próxima temporada da NBA, onde está satisfeito com a confiança que lhe é dada pelos Celtics. “Sinto que sempre houve uma grande confiança depositada em mim por parte do Brad e do Joe Mazzulla. Estou preparado para o que vier e espero que seja um ano de superação”, concluiu o jogador português, que é o primeiro e único a ter chegado à NBA.
Vale a pena recordar que a selecção portuguesa já participou em três edições da fase final do Eurobasket, classificando-se em 1951, 2007 e 2011.
Portugal conseguiu a sua qualificação para o Eurobasket 2025 ao terminar em primeiro no Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, superando selecções como a Bulgária e a Roménia, e ao classificar-se em terceiro no Grupo A da fase de qualificação, atrás de Israel e Eslovénia.
A 42.ª edição do Eurobasket promete ser emocionate, com disputas a ocorrer em vários países, incluindo Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia.