Mundo

Parlamentar de Macau propõe voos diretos para Lisboa para impulsionar negócios

Um deputado de Macau solicita a criação de uma ligação aérea direta a Lisboa, visando fortalecer o comércio e o turismo entre os países de língua portuguesa e a Europa.

há 4 horas
Parlamentar de Macau propõe voos diretos para Lisboa para impulsionar negócios

Na Assembleia Legislativa, o deputado Ip Sio Kai fez um apelo à criação de voos diretos entre Macau e Lisboa, destacando que esta ligação seria fundamental para estabelecer uma plataforma que conecte o Brasil e outras nações de língua portuguesa em África.

Segundo Ip, a implementação deste novo percurso aéreo "promoverá ainda mais o comércio, o turismo e a mobilidade de pessoas entre Macau e os países europeus", reforçando assim a posição de Macau como um importante elo de ligação global.

Ip mencionou que, até outubro do ano passado, o Aeroporto Internacional de Macau operava 40 rotas diretas regulares para diversas regiões da Ásia e do interior da China, mas ainda carece de voos diretos de longa distância para a Europa e os países lusófonos.

"Esta situação limita, de certa forma, a capacidade de Macau de atuar como um ponto de ligação na rede internacional, reduzindo a sua influência enquanto plataforma de interação entre estes países", explicou o deputado, que faz parte do círculo eleitoral de sufrágio indireto.

De acordo com Ip, a ausência de voos diretos para Lisboa força tanto os residentes como os visitantes a utilizarem trajetos que incluem paragens em cidades como Hong Kong, Dubai, Istambul ou Xangai. Esta realidade, sublinhou, em nada facilita a normalização das relações comerciais e empresariais entre a China e Portugal, nem ajuda a atrair um maior número de turistas internacionais para Macau.

O deputado sugeriu ainda que o Governo considere a possibilidade de implementar subsídios para a nova rota de longo curso e desenvolver promoções relacionadas com alojamento, transporte e atividades culturais, com o intuito de estimular a atratividade de Macau como destino turístico.

Ip Sio Kai não é o primeiro a discutir a questão das novas ligações aéreas entre Macau e a Europa; em 2023, durante a apreciação da lei de aviação civil, o deputado português José Pereira Coutinho já tinha levantado a questão, perguntando: "Como é que uma pessoa pode vir diretamente da Europa para Macau? Há 30 anos que não temos um voo direto da Europa para Macau."

A TAP já tinha oferecido voos duas vezes por semana entre Lisboa e Macau durante a década de 1990, no entanto, a ligação foi suspensa em 31 de outubro de 1998, após ter acumulado perdas significativas na ordem dos 200 milhões de patacas (aproximadamente 21,1 milhões de euros).

#VoosDiretos #Macau #TurismoEuropeu