Política

Pedro Frazão anuncia candidatura à Câmara de Oeiras para combater a corrupção

O deputado Pedro Frazão, do partido Chega, é candidato à Câmara Municipal de Oeiras e promete "limpar a corrupção". O anúncio vem após buscas da PJ na autarquia.

26/06/2025 23:05
Pedro Frazão anuncia candidatura à Câmara de Oeiras para combater a corrupção

Pedro Frazão, deputado do Chega, confirmou na noite desta quinta-feira a sua candidatura à Câmara Municipal de Oeiras nas próximas eleições autárquicas, com o claro objetivo de “limpar a corrupção” no município.

“Se querem erradicar a corrupção, votem no Frazão. Oeiras é presidida por alguém que tem um passado bastante tenebroso no que diz respeito à corrupção, tendo até sido condenado. É fundamental evitar que esse tipo de situação se repita na câmara, que detém uma relevância significativa na Área Metropolitana de Lisboa”, declarou Frazão numa transmissão ao vivo na CNN Portugal.

Questionado sobre uma possível colaboração do Chega com o major-general Isidro de Morais Pereira numa candidatura à Presidência da República, o deputado limitou-se a afirmar que o partido aguarda uma decisão do líder André Ventura acerca de uma eventual candidatura. Frazão revelou ainda ter “estima” por Isidro, embora não tenha informações sobre quaisquer conversações entre os dois.

A candidatura de Pedro Frazão surge num contexto delicado, já que a Câmara de Oeiras foi recentemente alvo de buscas pela Polícia Judiciária (PJ). Isaltino Morais, presidente da autarquia, garantiu não haver “nenhum envolvimento” da câmara nas investigações e reafirmou o compromisso com a “total transparência”.

Morais esclareceu que a investigação refere-se a “negócios realizados em Nampula, para o governo de Moçambique”. A autarquia, após ter recebido denúncias, promoveu uma auditoria externa que concluiu não existirem ilegalidades, apenas algumas irregularidades formais.

A PJ, por sua vez, informou que as operações visam a coleta de provas no âmbito de uma investigação sobre possíveis crimes de corrupção e abuso de poder, entre outros. Estas ações foram conduzidas em várias câmaras municipais, incluindo Oeiras e Grândola, e em empresas do setor turístico.

Isaltino Morais, que já tem uma longa trajetória política, foi eleito pela primeira vez em 1985 e interrompeu um mandato em 2013 após ter sido condenado por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Pedro Frazão, com 50 anos, é deputado desde 2022 e atualmente é vereador na Câmara Municipal de Santarém, além de ser vice-presidente da direção nacional do Chega.

#CandidaturaFrazão #CorrupçãoZero #OeirasTransparente