Mundo

Rebeldes huthis do Iémen atacam navio no Mar Vermelho

Os huthis do Iémen afirmaram ter afundado o "MV Eternity C" no Mar Vermelho, resultando em três mortes e incidindo sobre a crescente tensão na região.

09/07/2025 17:20
Rebeldes huthis do Iémen atacam navio no Mar Vermelho

Os rebeldes huthis do Iémen declararam, através de uma gravação do brigadeiro-general iemenita Yahya Saree, que atacaram e afundaram o navio "MV Eternity C" no Mar Vermelho. Este ataque marca a segunda agressão neste espaço de tempo reduzido, que causou a morte a pelo menos três pessoas.

Saree revelou que a ação está alinhada com a solidariedade dos huthis em relação aos palestinianos de Gaza, indicando que o navio navegava em direção ao porto de Eilat, em Israel.

De acordo com a força naval da União Europeia (UE) responsável pela operação "Atalanta" no Índico, a embarcação grega "MV Eternity C" transportava uma tripulação composta por 21 filipinos, um russo e três agentes de segurança durante o ataque.

Seis membros da tripulação (cinco filipinos e um indiano) foram resgatados, enquanto três foram confirmados mortos e 19 estão desaparecidos.

Este evento ocorreu logo após um ataque similar aos rebeldes xiitas, apoiados pelo Irão, que afundaram o navio graneleiro "Magic Seas" no passado domingo. Este último, de bandeira liberiana, não tinha requisitado proteção antes de atravessar uma das rotas marítimas mais importantes do comércio global.

Na segunda-feira, a UE condenou os ataques dos huthis, considerando-os uma "grave escalada" que ameaça a segurança marítima internacional.

Desde o início do conflito na Faixa de Gaza, a 7 de outubro de 2023, os rebeldes huthis, apoiados pelo Irão, têm realizado diversos ataques contra Israel e contra a navegação comercial no Mar Vermelho, como parte do que eles chamam de "eixo de resistência" ao lado de grupos extremistas como os do Hamas e da Jihad Islâmica, assim como o Hezbollah libanês.

#HuthisEmAtaque #MarVermelho #ConflitoGlobal