Mundo

Rebeldes hutis atacam navio no Mar Vermelho e Israel responde com bombardeamentos

Após o ataque ao graneleiro 'Magic Seas', os hutis enfrentam represálias aéreas israelitas, elevando as tensões no Médio Oriente.

há 5 horas
Rebeldes hutis atacam navio no Mar Vermelho e Israel responde com bombardeamentos

Os rebeldes hutis do Iémen declararam hoje ter realizado um ataque ao navio graneleiro 'Magic Seas', que se encontrava em dificuldades no Mar Vermelho. O porta-voz militar hutis, brigadeiro-general Yahya Saree, anunciou a ação numa gravação divulgada pela agência de notícias norte-americana Associated Press.

Saree confirmou que o navio de bandeira liberiana, pertencente a uma empresa grega, foi atingido por barcos 'drones' carregados de bombas e mísseis. O incidente, ocorrido no domingo, resultou em chamas a bordo do 'Magic Seas', levando os 22 membros da tripulação a abandonarem a embarcação em segurança.

A justificativa dos hutis para a realização do ataque foi o facto de o navio ser propriedade de uma companhia que ainda faz escalas em Israel. O ataque teve lugar a cerca de 100 quilómetros a sudoeste de Hodeida, cidade sob controle rebelde.

Em resposta a este incidente, a aviação israelita bombardeou hoje diversos portos e infraestruturas controladas pelos hutis, que retaliaram lançando mísseis em direção a território israelita. O exército israelita confirmou ataques a portos em Hodeida, Ras Isa e Salif, além da instalação de uma central elétrica em Ras Kanatib.

O exército de Israel denunciou que tais portos estão a ser utilizados pelos hutis para o transporte de armas detidas pelo Irão, as quais são empregues em operações terroristas contra Israel e seus aliados. Além disso, os militares israelitas afirmaram ter atingido o 'Galaxy Leader', um navio de transporte que havia sido apreendido pelos hutis em novembro de 2023 e que agora empregavam para monitorizar a navegação local.

Os hutis reconheceram os ataques israelitas, mas não forneceram detalhes sobre os danos provocados. Saree enfatizou que as suas forças de defesa aérea "confrontaram eficazmente" os israelitas, sem contudo apresentar evidências para tal afirmação.

Israel tem intensificado os seus ataques a áreas controladas pelos hutis, situação que é preocupante num contexto de crescente tensão no Médio Oriente, exacerbada pelos conflitos em Gaza e com o Irão. Os hutis, que integram o que se designa como "eixo de resistência" a Israel, têm vindo a realizar lançamentos de mísseis e drones contra embarcações comerciais e militares na região, visando, entre outros objetivos, pôr fim às ofensivas de Israel contra o Hamas.

Desde novembro de 2023, os hutis lançaram mais de 100 ataques a navios mercantes, resultando no afundamento de duas embarcações e na morte de quatro marinheiros, o que levou a uma significativa diminuição do comércio através do corredor do Mar Vermelho.

#TensõesNoMédioOriente #AtaqueNaval #ConflitoIémen