Retorno dos Lançamentos Aéreos de Ajuda em Gaza pelos Emirados Árabes Unidos e Israel
Após uma análise crítica da situação em Gaza, Israel e os Emirados Árabes Unidos vão reiniciar o envio de ajuda humanitária, abordando a escassez de alimentos em meio ao conflito.

O Exército israelita e os Emirados Árabes Unidos informaram que irão reiniciar os lançamentos aéreos de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, em resposta à crescente crise provocada pela falta de alimentos.
Em comunicado, o Exército israelita afirmou: "Após uma avaliação da situação realizada esta tarde, iniciamos ações para melhorar a resposta humanitária em Gaza e desmentir alegações de fome intencional na região".
Nesta operação inicial, em colaboração com organizações internacionais, serão enviados aproximadamente sete paletes de farinha, açúcar e produtos alimentares enlatados. Os lançamentos aéreos estarão acompanhados de operações de assistência para permitir a passagem de comboios humanitários da ONU, incluindo "pausas humanitárias" nas áreas de entrega, conforme declarou o Exército.
Os Emirados Árabes Unidos também se comprometeram a reiniciar "imediatamente" os lançamentos de ajuda, destacando a situação humanitária "crítica" em Gaza, onde Israel se encontra em combate com o movimento islamita Hamas desde 2023, enquanto diversas ONG alertam para o risco de fome iminente.
O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados, Abdallah ben Zayed Al-Nahyane, enfatizou na rede X: "A situação humanitária em Gaza alcançou um nível crítico e sem precedentes. Os Emirados Árabes Unidos continuam a liderar os esforços para fornecer assistência essencial ao povo palestino, garantindo que a ajuda chegue a quem mais precisa, seja por via terrestre, aérea ou marítima."