Richard Ríos em rota de colisão com o Benfica: AS Roma avança
O médio colombiano pode ter jogado na quarta-feira o seu último encontro pelo Palmeiras, com a AS Roma a apresentar uma proposta que corresponde às exigências do clube brasileiro.

Richard Ríos, o médio colombiano de 25 anos, poderá estar à beira de dizer adeus ao Benfica, como sucedeu com Thiago Almada, que já se juntou ao Atlético de Madrid. Na noite de quarta-feira, Ríos poderá ter realizado o seu último jogo pelo Palmeiras, uma vez que os rumores indicam que está perto de concretizar um acordo com a AS Roma.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o Benfica manifestou interesse em adquirir o jogador através de várias abordagens, mas nunca chegou a apresentar uma proposta formal. Em contrapartida, a AS Roma fez, nas últimas horas, uma proposta de 27 milhões de euros fixos, com a possibilidade de mais 3 milhões em objetivos, correspondendo assim aos 30 milhões pedidos pelo Palmeiras para libertar este jogador fundamental para Abel Ferreira.
Richard Ríos, por sua vez, parece estar inclinado a mudar-se para Itália, tendo já concordado com as condições propostas pela AS Roma, comandada agora por Gian Piero Gasperini. Nicolò Schira, outro jornalista italiano especializado em transferências, confirmou que o jogador poderá assinar um contrato válido por cinco anos, com um vencimento anual de 2,6 milhões de euros.
Embora o Benfica estivesse disposto a oferecer 25 milhões por Ríos, as informações atuais indicam que o clube liderado por Rui Costa poderá ter perdido, mais uma vez, a oportunidade de assegurar um dos seus principais alvos desta janela de transferências. Recentemente, o emblema espanhol anunciou ter chegado a acordo com o Botafogo para a transferência de Thiago Almada, ‘ ultrapassando’ o Benfica nesta corrida.
Ríos terá jogado frente ao Mirassol, num encontro que terminou 1-1, e este poderá ter sido o último jogo com a camisola do Palmeiras, onde até teve um papel ativo ao participar na jogada do golo, assistindo Raphael Veiga.
Além do Benfica, FC Porto e Sporting também foram identificados como clubes interessados, com os dragões até a terem apresentado uma oferta de 17 milhões de euros, que foi rejeitada. O Zenit, da Rússia, também mostrou interesse, mas a recente contratação de Gerson, por 25 milhões de euros, poderá ter desfeito os planos para Ríos.
É importante notar que, apesar de ser colombiano, Richard Ríos formou-se no Flamengo após uma breve passagem pelo futsal. Estreou-se pelo 'mengão' em 2020 e, após uma transferência ao Guarani, foi adquirido pelo Palmeiras em 2023 por 1,38 milhões de euros.
O Palmeiras permanece firme nas negociações, visto que os direitos económicos de Ríos estão divididos. O clube detém apenas 70% do passe, enquanto o Guarani possui 13,34%, o Flamengo 6,66%, e o próprio jogador detém 10%.