Mundo

Roménia introduz sistema de defesa 'Iron Dome', tornando-se pioneira na Europa

A Roménia será o primeiro país na Europa a implementar o sistema antiaéreo israelita 'Iron Dome', garantindo a proteção de suas infraestruturas vitais, revelou o ministro da Defesa.

há 3 horas
Roménia introduz sistema de defesa 'Iron Dome', tornando-se pioneira na Europa

A Roménia está prestes a tornar-se o primeiro país europeu a adquirir o sistema antiaéreo israelita 'Iron Dome', de acordo com uma declaração do ministro da Defesa, Ionut Mosteanu. Este sistema será crucial para a proteção de aeroportos, bases militares e cidades em território romeno.

Mosteanu afirmou numa entrevista à televisão pública romena que “são baterias de mísseis defensivos que não possuímos atualmente e que são essenciais para a nossa segurança”. Ao observar as imagens de Telavive durante os ataques iranianos, ele destacou a eficácia do 'Iron Dome' na defesa de infraestruturas, sublinhando que "é este sistema que garantirá a segurança das nossas instalações estratégicas”.

A aquisição do 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para fortalecer a sua segurança nacional. O contrato, que ascende a 1,6 mil milhões de euros, está a ser finalizado após um concurso iniciado em 2023 e deverá ser concretizado neste outono, conforme reportado pela imprensa local.

A empresa israelita Rafael permanece como a única concorrente no processo, levando as autoridades romenas a declararem-na vencedora mesmo antes da finalização oficial do concurso.

Desenvolvido para interceptar mísseis balísticos, foguetes e drones de curto alcance, o sistema 'Iron Dome' é amplamente utilizado em Israel, protegendo áreas urbanas e infraestruturas críticas.

O ministro Mosteanu também mencionou que cerca de 30% do orçamento de defesa da Roménia, equivalente a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), está a ser investido em aquisições militares neste momento.

Além do 'Iron Dome', a Roménia, que partilha uma fronteira com a Ucrânia, planeia a compra de mísseis e corvetas de curto alcance, assim como a participação em projetos de defesa conjunta, incluindo o sistema antiaéreo portátil Mistral 3 Manpad.

A variante do 'Iron Dome' que será adotada, denominada 'Spyder', substituirá tanto antigos sistemas soviéticos ainda ativos como os americanos 'Hawk'. Este sistema será integrado numa defesa em camadas que já conta com os sistemas 'Patriot' de longo alcance e o escudo antimísseis dos EUA instalado na base de Deveselu.

#IronDome #SegurançaNacional #DefesaRoménia