Rui Veloso recorda Luís Jardim: "Foi uma injustiça o que lhe fizeram no país"
Rui Veloso prestou tributo a Luís Jardim, amigo e produtor musical falecido a 4 de julho, data que coincide com o seu 75º aniversário. O cantor lamenta a falta de reconhecimento do país.

Rui Veloso decidiu homenagear Luís Jardim ao partilhar uma fotografia antiga nas redes sociais, recordando a amizade que os uniu ao longo dos anos. Luís Jardim faleceu a 4 de julho, coincidentemente no dia em que celebrava 75 anos.
Na sua publicação, Rui começou por recordar o seu primeiro encontro com o produtor musical. “Esta fotografia representa bem a cumplicidade que existia entre nós. Conhecia o Luís (que chamava de Louis) das capas dos discos onde tocava, antes de o encontrar pessoalmente. Quando soube que era português, resolvi procurá-lo em Londres”, revelou.
Rui Veloso descreveu Luís como uma das melhores pessoas que teve a honra de conhecer, exaltando tanto a sua personalidade como a sua carreira: “Ele era como um grande urso, sempre simpático e educado, com um sorriso contagiante e uma voz imponente. O seu talento era notável em tudo o que fazia, com uma precisão e um groove inigualáveis.”
O cantor enumerou várias colaborações de Luís Jardim, como as suas participações em álbuns icónicos. “No disco 'Lado Lunar', ele toca baixo, e está presente em 'Avenidas' e 'Espuma Das Canções'”, mencionou.
Rui também recordou momentos especiais, como quando Luís lhe apresentou músicos de renome mundial, incluindo Charlie Watts e Keith Richards. “Nos estúdios de Londres, era recebido com carinho por todos, o seu currículo é simplesmente impressionante. Ele acompanhou grandes artistas, de Paul McCartney a Tina Turner, e a sua humildade era verdadeiramente tocante”, afirmou.
“Infelizmente, o país não soube valorizar o que Luís fez. Vivi sempre com uma certa tristeza pela falta de reconhecimento que lhe foi atribuído. Defendi o seu talento contra a mediocridade e a ignorância. Era uma pessoa querida e não posso acreditar que não terei mais a honra da sua companhia. Estou profundamente triste. Era um verdadeiro gigante!”, concluiu Rui Veloso.
Luís Alberto Figueira Gonçalves Jardim, mais conhecido como Luís Jardim, nasceu na Madeira em 4 de julho de 1950 e era primo do ex-presidente madeirense Alberto João Jardim. O seu legado musical é imenso, tendo sido jurado nos programas 'Ídolos' e 'A Tua Cara Não Me É Estranha'. O artista faleceu no dia do seu aniversário, uma perda lamentada por muitos, incluindo o presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, que prestou uma sentida homenagem.