Política

Santos Silva sugere nova liderança para as presidenciais na defesa da democracia

O ex-ministro Augusto Santos Silva apontou que o PS deve apoiar uma candidatura presidencial que promova a democracia, considerando que os candidatos atuais não cumprem essa função.

26/06/2025 22:05
Santos Silva sugere nova liderança para as presidenciais na defesa da democracia

Durante uma conferência em Lisboa, dedicada a Mário Soares, Augusto Santos Silva expressou a sua opinião sobre o futuro político do Partido Socialista (PS) nas eleições presidenciais. O antigo presidente da Assembleia da República sublinhou que, à luz dos resultados das recentes eleições legislativas, o PS deve utilizar as próximas presidenciais como uma plataforma para afirmar um movimento forte em defesa da democracia.

"É evidente que o tempo atual pede um Presidente ou uma Presidente que contribua de forma significativa para a democracia", afirmou Santos Silva. No entanto, quando questionado sobre os candidatos já anunciados, o ex-ministro manifestou uma certa preocupação: "Nenhum dos que se apresentou até agora parece ter esta prioridade e é imprescindível procurar alguém que possa liderar esse movimento".

Ao ser interpelado acerca da possibilidade de se candidatar nas eleições de 2026, Santos Silva reiterou a sua reserva, afirmando: "Não tenho nada a acrescentar ao que já disse anteriormente".

Por fim, no que diz respeito à possível candidatura de António Vitorino à presidência, o ex-ministro preferiu não posicionar-se e disse: "António Vitorino, quando achar adequado, decidirá sobre isso".

#DemocraciaAgora #CandidaturaFutura #PSUnido