Táxis Autónomos da Waymo Testados em Nova Iorque com Condutor a Bordo
A Waymo retoma testes de táxis autónomos em Nova Iorque, mas os veículos terão sempre um condutor presente durante as experiências, devido à legislação vigente.

A Waymo revelou esta semana o regresso à cidade de Nova Iorque, onde irá iniciar testes com táxis autónomos no próximo mês. Os veículos, no entanto, não irão operar de forma totalmente autónoma, dado que a legislação do Estado exige a presença de um condutor humano durante as operações.
De acordo com a agência Reuters, a empresa já solicitou uma permissão ao Departamento dos Transportes de Nova Iorque para a futura realização de operações autónomas. Até que a autorização seja concedida, os táxis terão um especialista ao volante.
Esta não é a primeira tentativa da Waymo de estabelecer-se em Manhattan, uma vez que já havia tentado em 2021, realizando testes com condução manual e recolha de dados.
Nos locais onde a Waymo já opera, como Austin, Los Angeles, San Francisco e Phoenix, a empresa planeia expandir a sua frota de 1.500 veículos, prevendo alcançar mais de 2.000 automóveis no próximo ano. Entre os novos mercados a serem explorados estão Atlanta, Miami e Washington D.C.
A Waymo é atualmente a única empresa nos Estados Unidos a oferecer serviços de robotáxi com pagamento de passageiros, embora a Tesla esteja prestes a lançar os seus próprios testes em Austin, Texas, com uma frota de dez Model Y. A Tesla espera operar em teleoperação, o que implica que humanos em locais remotos controlam os veículos via uma rede sem fios.
No entanto, a controvérsia em torno da segurança dos veículos Tesla permanece, especialmente após relatos de acidentes que envolveram os modelos autónomos, levando a empresa a enfrentar desafios significativos em relação à confiança do público.