Economia

Tripulantes da SATA Air Açores cancelam greve após acordo salarial

A greve dos tripulantes de cabine da SATA Air Açores foi cancelada após a aceitação de reivindicações e a aceitação de um novo Acordo de Empresa, que contempla aumentos salariais, segundo o sindicato.

há 5 horas
Tripulantes da SATA Air Açores cancelam greve após acordo salarial

A greve dos tripulantes de cabine da SATA Air Açores, que estava programada para iniciar na próxima sexta-feira, foi oficialmente desconvocada após a aprovação de um novo Acordo de Empresa. Esta decisão resulta do diálogo entre a administração da companhia aérea e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que levou em conta as preocupações levantadas pelos trabalhadores.

Ricardo Penarróias, presidente do SNPVAC, comunicou à agência Lusa que “não só a greve foi desconvocada”, mas também que o novo acordo foi elaborado para diminuir a desigualdade salarial entre os tripulantes da SATA Air Açores e outros colaboradores do grupo SATA. O aumento alcançado foi de 1% na progressão da carreira, embora o sindicato inicialmente tivesse solicitado um aumento de 2% para alcançar maior equidade salarial.

Além do aumento salarial, o acordo inclui melhorias nas condições de trabalho, com a empresa a comprometer-se a mitigar os efeitos das situações de calor extremo nas aeronaves DashQ200, que têm sido descritas como criando “condições desumanas” para os tripulantes.

O novo modelo salarial não se aplica apenas aos tripulantes da SATA Air Açores, mas abrange também pilotos e tripulantes da Azores Airlines. O SNPVAC destaca que este novo acordo não só responde às preocupações dos trabalhadores sobre progressão na carreira, mas também introduz novas regras operacionais.

A greve estava agendada para ocorrer entre os dias 18 e 24 de julho e o entendimento alcançado foi um passo significativo para a melhoria das condições de trabalho na companhia aérea.

#GreveCancelada #AcordoSalarial #CondiçõesDeTrabalho