País

U.Porto afirma estar a ser alvo de cartelização na aquisição de material informático

A Universidade do Porto esclareceu a presença da Polícia Judiciária nas suas instalações, relacionada com um processo de cartelização que a instituição estaria a sofrer.

08/07/2025 11:20
U.Porto afirma estar a ser alvo de cartelização na aquisição de material informático

A Universidade do Porto (U.Porto) confirmou hoje a presença de inspetores da Polícia Judiciária nas suas instalações, com o objetivo de reunir informações sobre um processo de cartelização ligado à aquisição de material informático, no qual a instituição se encontra na posição de vítima.

No comunicado enviado à agência Lusa, a U.Porto precisou que "a investigação foi iniciada pela Procuradoria Europeia e abrange buscas em todo o território nacional em várias entidades, tanto públicas como privadas". A universidade manifestou também a intenção de se constituir como assistente no processo, se tal se justificar.

Em seu comunicado, a U.Porto destacou "a sua total colaboração e empenho nas investigações" e que, "caso surjam acusações contra qualquer funcionário", estará pronta a atuar como assistente no caso em questão.

A Polícia Judiciária está a realizar buscas não apenas na U.Porto, mas também no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), conforme confirmou uma fonte da polícia à Lusa. As buscas decorrem esta manhã.

Conforme noticiado pela CNN Portugal, existem suspeitas de corrupção e fraude no âmbito de fundos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relacionados com a compra de sistemas informáticos, que terão lesado tanto o Estado português como a União Europeia em dezenas de milhões de euros.

Além disso, os polos industriais que comercializam serviços de software e hardware na Grande Lisboa também estão a ser alvo de buscas pela PJ.

Por sua vez, o INEM emitiu um comunicado confirmando a presença da Polícia Judiciária nas suas instalações em Lisboa, sublinhando a sua colaboração total com as autoridades e a entrega de toda a informação requerida.

#Corrupção #Justiça #Transparência