Auto

Uber Portugal prioriza a conformidade legal dos motoristas

A empresa destaca que a maioria dos motoristas é portuguesa e garante a regularidade na contratação, independentemente da nova legislação migratória em discussão.

02/07/2025 15:05
Uber Portugal prioriza a conformidade legal dos motoristas

A Uber anunciou, numa conferência de imprensa, que a sua prioridade é assegurar que todos os motoristas da plataforma operam de forma legal e apta, independentemente das mudanças na política de imigração em Portugal. O diretor geral da Uber em Portugal, Francisco Vilaça, salientou que “quem utiliza o nosso serviço e quem conduz connosco deve estar em conformidade legal em todos os aspetos regulamentares”.

Esta declaração surge em resposta à proposta da nova legislação migratória que será debatida no parlamento, a qual visa alterações nas leis de nacionalidade e imigração, e a criação de uma Unidade de Estrangeiros e Fronteiras na PSP. Vilaça reforçou que quem deseja prestar serviços na Uber deve ter autorização de residência e trabalho, além de um registo criminal limpo.

Francisco Vilaça também assinalou que mais de 60% dos motoristas da plataforma são portugueses. Com base em dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), constatou-se que 76,4% dos motoristas ativos em março tinham o português como língua materna, oriundos de países como Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde.

A nova plataforma criada pelo IMT, em parceria com a Uber e a Bolt, ilustra a diversidade dos motoristas em Portugal, que representa 98 nacionalidades. De acordo com estas informações, 52,8% são de Portugal, seguidos por 20,6% do Brasil e 10,4% da Índia.

#MobilidadeSegura #MotoristasLegais #ApoioÀDiversidade