Adolescente e bombeiro resgatados em falésia no Oregon
Dois jovens de 14 anos e um bombeiro ficaram presos em um penhasco no Oregon ao tentarem escalar. O resgate foi realizado pela Guarda Costeira.

Na tarde de sábado, dois adolescentes de 14 anos enfrentaram um momento de pânico ao ficarem presos num penhasco próximo a Lincoln City, no Oregon. Os jovens contactaram os serviços de emergência às 17h15 (hora local), depois de tentarem escalar uma parede rochosa nas redondezas de God’s Thumbs.
Segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos, um bombeiro do Corpo de Bombeiros do Condado de Lincoln também acabou por ficar preso enquanto tentava ajudar. O resgate foi concluído com sucesso às 19h00, por um helicóptero MH-60 da Guarda Costeira da Estação Aérea de Astoria.
Os três resgatados foram levados para o aeródromo estadual de Siletz Bay, onde os adolescentes puderam reencontrar as suas famílias em segurança. Reportagens indicam que os jovens estavam a cerca de 9 a 12 metros de altura e, felizmente, não sofreram ferimentos durante a situação.
De acordo com Cody Heidt, vice-chefe das operações do North Lincoln Fire & Rescue, este tipo de salvamento não é raro na região. “Este é já o segundo caso este ano que envolveu um helicóptero. Recebemos cerca de dois a três pedidos de socorro similares anualmente nesta localização”, revelou.
Heidt salientou que o terreno é rochoso e instável, aumentando os riscos para quem tenta escalar. “Os indivíduos tendem a chegar a uma altura onde o caminho se torna quase vertical, o que os impede de descer devido às pedras soltas”, explicou.
O responsável deixou um apelo aos aventuros: “Sigam um caminho seguro e evitem escalar até God’s Thumb. A segurança de todos deve ser a prioridade, pois coloca não só a sua vida em risco, mas também a dos socorristas”.
Assista ao resgate na galeria acima.