Mundo

António Costa enfatiza a importância da relação entre a UE e o Japão em cimeira em Tóquio

Durante a 30.ª Cimeira UE-Japão, António Costa sublinhou a necessidade de uma cooperação mais estreita entre ambos, especialmente em segurança e defesa.

23/07/2025 11:30
António Costa enfatiza a importância da relação entre a UE e o Japão em cimeira em Tóquio

António Costa, na sua intervenção de abertura da 30.ª Cimeira UE-Japão realizada em Tóquio, destacou a crescente importância da relação entre a União Europeia e o Japão. O líder do Conselho Europeu reafirmou a vitalidade da parceria, especialmente nas áreas de segurança e defesa, e dirigiu-se ao primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, recordando os valores comuns e interesses partilhados que fortalecem a ligação entre as duas entidades.

"O Japão é o nosso parceiro mais próximo na região do Indo-Pacífico", afirmou Costa, sublinhando que "num mundo cada vez mais complexo e desafiador, a colaboração próximo entre a UE e o Japão é mais necessária do que nunca".

O presidente do Conselho Europeu frisou a robustez da cooperação bilateral e a coordenação efectiva no G7, assim como em diversos fóruns multilaterais. Segundo ele, a aliança entre a UE e o Japão representa um modelo de cooperação estável que promove a paz, a democracia e um sistema internacional fundado em regras e multilateralismo.

Costa identificou a parceria na área de segurança e defesa como o principal pilar da relação, realçando que a sua importância aumentou num cenário global instável. A ambição futura inclui "impulsionar a prosperidade por meio do comércio e da inovação, assim como fortalecer a segurança económica e a resiliência das cadeias de abastecimento".

O líder europeu também destacou o sucesso do acordo de parceria económica entre a UE e o Japão, com um incremento de 20% nos fluxos comerciais desde a sua implementação. "A nossa nova Aliança para a Competitividade irá fortalecer ainda mais as nossas relações económicas", concluiu.

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, corroborou a relevância desta colaboração no contexto global caracterizado por incertezas e tensões políticas. Ela observou que a relação entre o Japão e a União Europeia representa cerca de um quarto do PIB mundial e 20% do comércio global, enfatizando "a confiança e a interdependência" entre estas duas regiões, que, embora geograficamente separadas, são unidas por valores comuns.

A cimeira de hoje em Tóquio serviu, assim, para reforçar laços fundamentais entre a União Europeia e o Japão, face ao que ambos consideram um "contexto geopolítico turbulento".

#UEJapão #CooperaçãoGlobal #SegurançaEConfiabilidade